XaaS: compreenda o conceito e seus benefícios

XaaS: compreenda o conceito e seus benefícios

Compartilhe:

Com a difusão do termo “as service”, cada vez mais as empresas têm o utilizado para o fornecimento de seus serviços. Mas, você sabe o que esse conceito significa e que ele passou a ser popularizado por meio do XaaS? 

A computação em nuvem, por exemplo, se tornou crucial para aumento da receita de 87% das empresas, mundialmente. Assim, o XaaS cada vez mais faz parte do dia a dia dos profissionais, proporcionando grandes benefícios. 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Portanto, neste conteúdo, você vai entender as principais informações acerca do tema de XaaS, como o que significa, áreas de atuação e vantagens. Leia na íntegra. 

O que é XaaS?

XaaS significa “Everthing as a Service”, em português “Tudo como Serviço”. Esse é um modelo de negócio que pode ser entendido como um dos percursores da transformação digital, e por quê?  

Bom, pois esse conceito colocou a internet como principal agente de oferta de inúmeras possibilidades de ferramentas, com potencial de renovação ao redor do mundo. 

O XaaS utiliza a computação em nuvem para agilizar e otimizar processos. Assim, qualquer solução digital pode ser ofertada como um serviço, dispensando grandes infraestruturas e ambiente físico, pois o digital é ponto central. 

A partir disso, o Everthing as a Service engloba plataforma, infraestrutura, softwares e redes como serviço. Como consequência, possibilita que o setor de TI (tecnologia) ofereça e explore inúmeras atividades como serviço. 

Benefícios

O XaaS é um modelo de negócio e inovação para as empresas que promove benefícios completos, que vão além de vantagens financeiras e proporciona um crescimento exponencial.  

Então, vamos listar os 6 principais benefícios. Acompanhe! 

Segurança 

Iniciamos essa lista com segurança, pois tem sido um dos temas centrais em 2021, por conta do início das penalizações da LGPD e o XaaS é um grande aliado nessa busca por proteção de dados e aumento da segurança. 

Isso porque ele trabalha com um alto volume de dados. Por isso, os grandes provedores trabalham com segurança e privacidade de dados, utilizando a criptografia, por exemplo, para evitar fraudes e vazamentos. 

Modernização e inovação 

Hoje, é uma obrigação modernizar os processos e acompanhar a aceleração digital, a fim de se manter competitivo no mercado.  

Nesse aspecto, o modelo XaaS contribui perfeitamente para modernizar processos e acompanhar as inovações, que melhora a produtividade e causa melhora na imagem da empresa e retém clientes. 

Maximização do ROI

Sabe aqueles equipamentos caros e que acabam se tornando obsoletos em pouco tempo? Com o XaaS isso não acontece. Dessa forma, contribui-se para a maximização do ROI em TI. 

Esse investimento traz retornos com agilidade, viabiliza o uso prolongado, já que tudo é virtual e não requer infraestrutura caríssima. A redução de custos também entra como uma vantagem óbvia. 

Adaptação conforme a demanda  

O ideal é que, ao longo dos anos, a empresa cresça e expanda os negócios. Por isso, o XaaS é fundamental, já que atende às demandas conforme elas evoluem, sem a necessidade de adquirir ou investir mais em equipamentos, para manter a alta performance. 

Por conta da virtualização dos processos, a empresa pode crescer exponencialmente, escalar de maneira rápida e suportar novas demandas.  

Aumento de produtividade 

Como os processos baseados XaaS são trabalhados a partir da computação em nuvem e virtualização, economiza-se tempo da equipe, amplia a atuação dos profissionais e eleva seu poder estratégico. Consequentemente, eleva-se a produtividade. 

Hoje, com o “boom” do home office, a nuvem é essencial para permitir o acesso remoto e execução das tarefas totalmente virtual, permitindo uma atuação efetiva dos colaboradores. 

Com isso, temos um aumento de produtividade e uma melhor liderança, impactando diretamente na lucratividade da empresa. 

Alguns modelos de XaaS

Como citamos anteriormente, o conceito de XaaS engloba tudo como serviço, ou seja, infraestrutura, plataformas, softwares e redes. 

Neste sentido, conheça os principais modelos de XaaS fornecido mundialmente. E, também, alguns exemplos que, ainda, são poucos difundidos. 

SaaS: software as a service 

Em português, o SaaS é conhecido como “Software como Serviço”. Esse é um modelo de negócio escalável, que funciona por assinaturas (normalmente) e proporciona inúmeros serviços por meio de uma única negociação e computação em nuvem. 

Seguindo a tendência de tudo online, o SaaS dispensa a instalação de um software no computador. Os sistemas são acessados virtualmente e melhora a acessibilidade dos usuários e diminui o investimento em equipamentos. 

IaaS: Infrastructure as a Service 

Esse modelo é definido pela oferta de uma Infraestrutura como Serviço, ou seja, um atual data center, moderno e totalmente virtual. 

O IaaS funciona a partir do processamento de dados totalmente à distância, operando com gastos previsíveis e uma alta eficiência.  

Por isso, reduz custos, digitaliza processos e eleva o volume de dados, sendo bastante seguro, flexível e atual. 

PaaS: Platform as a Service 

Como um modelo bastante utilizado por empresas de tecnologia, o PaaS funciona trabalha a partir da “Plataforma como Serviço”, direcionado ao desenvolvimento de softwares na nuvem.  

A partir disso, é um serviço que proporciona um excelente controle dos clientes e as empresas fornecem todo suporte necessário para as etapas de compilação, implantação e gerenciamento das soluções desenvolvidas. 

Além disso, permite que os desenvolvedores forneçam um ambiente online totalmente único para o cliente, cumprindo com os objetivos e fornecendo uma infraestrutura virtual sem depender do físico. 

Conheça outros modelos

NaaS: Network as a Service 

Sua popularidade passou a ser forte principalmente nos últimos tempos, por conta da alta disponibilidade, que tem sido pauta constante.  

Assim, o NaaS entrega uma rede de serviços virtual, com uso pay-per-base, ou assinatura mensal. Algumas de suas funcionalidades, são: 

  • Forwarding Customizado; 
  • Melhora a soberania de dados e à segurança da informação; 
  • Processamento In-Network. 

UCaaS: Unified Communication as a Service 

UCaaS traduzido para o português é: comunicação unificada como serviço, e engloba o conceito de “aaS”com “UC”. 

Principalmente com o trabalho remoto e isolamento social imposto pela crise mundial, as empresas tiveram que investir em tecnologias que melhorassem a tecnologia. Por isso, o CaaS tem ganhaod força. 

Exemplos desse serviço de comunicação, são: 

  • VoIP;
  • Distribuição automática de chamadas; 
  • Mensagens instantâneas; 
  • Cloud computing. 

MaaS – Monitoramento como Serviço 

Com todos os processos me nuvme, monitorar tudo manualmente ou utilizando colaboradores para fazer isso é praticamente impossível. Portanto, o MaaS é um modelo de negócio fundamental para garantir a segurança de dados. 

Além disso, evita que sejam demandados custos com serviços que não estão sendo utilizados e controla melhor as demandas, possibilitando economia e maior produtividade. 

Conclusão

Obviamente que ao longo do tempo vão surgir outros modelos de XaaS, que acompanham a evolução da tecnologia, a fim de proporcionar os melhores recursos para a sociedade e mercado. 

Por isso, compreender o XaaS e suas particularidade é tão importante. Assim, você consegue escolher quais modelos de negócio são adequados para sua empresa, metas e objetivos. 

Esse é um universo que está em constante evolução e merece que, de tempos em tempos, executivos e profissionais se atualizem também, garantindo vantagem competitiva. 

Veja também: 3 motivos que tornam a nuvem seu passaporte para transformação digita

Então, gostou desse conteúdo? Não deixe de ler outros materiais sobre computação em nuvem, inovação e tendências.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?