Vídeo currículo como tendência: saiba como fazer o seu

Vídeo currículo como tendência: saiba como fazer o seu

Compartilhe:

Quem diria que a transformação digital chegaria ao ponto de facilitar a apresentação dos profissionais para o mercado de trabalho? Pois bem, essa é uma realidade bastante animadora que o vídeo currículo proporciona a todos. 

A tendência de conhecer o profissional e suas qualificações também por meio do vídeo tem sido encarada positivamente pelos Recursos Humanos. Cerca de 79% dos gerentes de RH acreditam que essa metodologia se tornou um ponto importante na seleção

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Já entre os trabalhadores, esse é um recurso que também é visto com bons olhos, já que 61% desses candidatos acreditam que o vídeo currículo eleva a prática de carta de apresentação tradicional.  

Então, para saber mais sobre o vídeo currículo e como desenvolvê-lo de maneira assertiva, confira alguns passos e, ao final, veja dicas que nossos colaboradores reservaram especialmente para este conteúdo. 

O que é um vídeo currículo? 

O nome já é sugestivo, ou seja, é um vídeo que resume currículo. Assim, informa de maneira breve quais são suas experiências, formação acadêmica, habilidade e cursos. 

Como é um resumo da sua jornada profissional, é importante que você seja objetivo, principalmente para que os recrutadores consigam obter as informações necessárias a seu respeito. 

Qual o objetivo?  

O principal objetivo do vídeo é que os profissionais de recrutamento e seleção extraiam informações importantes da sua carreira e, ao mesmo tempo, consigam compreender um pouco do seu perfil, oratória, postura e tenham primeiras impressões. 

 Claro que essas questões podem ser analisadas numa entrevista, mas em um mundo conectado, outro intuito do vídeo currículo é dinamizar as etapas do processo e auxiliar que candidato e RH otimizem seu tempo voltado à seleção. Outros objetivos são: 

  • Informar mais dados além do currículo tradicional; 
  • Auxiliar a determinar quem será chamado para uma conversa; 
  • Observar capacidade criativa; 
  • Traçar perfil; 
  • Retirar dúvidas dos recrutadores. 

Quando enviar o vídeo currículo? 

Quem determina a etapa em que os candidatos devem enviar o vídeo currículo é o próprio RH da empresa. Então, geralmente, esse envio ocorre após a 1ª etapa, que é o envio do currículo tradicional. 

Portanto, entre uma segunda e terceira etapa, os profissionais podem encaminhar o vídeo, para que os recrutadores conheçam um pouco mais os candidatos e observar a capacidade criativa de cada um. 

Sugestão de leitura: Candidatos de TI: como atraí-los no jogo imparável do mercado? 

Como fazer um vídeo currículo? 

Bom, agora é hora de colocar a mão na massa e, de fato, começar a produzir seu vídeo currículo e aumentar as chances de se posicionar bem nas vagas. Acompanhe! 

Técnica 

Nesta primeira etapa, o objetivo é acertar em técnicas básicas que vão elevar a qualidade do seu vídeo e auxiliar os recrutadores a entender as informações que você quer passar. Então, veja as dicas: 

Escolha o local mais apropriado possível em sua casa: reservado, silencioso e sem interferências; 

Tenha uma boa iluminação: que consiga iluminar seu rosto, colo, braços; 

Cuide da acústica: se puder utilize um fone com microfone e peça silêncio aos familiares; 

Apoie o celular em um local fixo: suporte, tripé ou móvel; 

Olhe diretamente para a câmera: isso mantém o contato visual e passa foco. 

Conteúdo 

Essa é uma segunda etapa que vai demandar um foco maior, pois será a estrutura do seu vídeo currículo. Ou seja, é a partir do conteúdo que o RH vai conhecer mais sobre você. Acompanhe: 

Antes de qualquer coisa, pesquise sobre a empresa: desse modo, você consegue se situar sobre o local, cultura organizacional e clima dos colaboradores; 

Elabore um roteiro: para ter objetividade, é preciso criar um percurso para se apresentar e colocar no papel tudo aquilo que é importante ser dito; 

Reserve alguns segundos para falar de você: fale um pouco do seu lado pessoal, sonhos de vida, habilidades extras, inspirações e outros temas, de maneira breve. 

Escreve à mão: ao escrever com seu próprio punho, você consegue ter mais clareza da mensagem e “decorar” o que precisa ser dito com mais facilidade; 

Reveja seu currículo tradicional: leia novamente suas informações já entregues numa primeira etapa, para rever se algo ali pode ser enfatizado; 

Leia tudo ao final: reveja tudo o que foi escrito e veja se algo pode ser modificado, acrescentado ou cortado. Assim, é possível cronometrar o tempo. 

Tempo 

Um dos objetivos do vídeo currículo é dinamizar o tempo e o próprio processo seletivo, portanto, o tempo de duração é um ponto importante. Por isso: 

Não ultrapasse 3 minutos de duração: mas também prepare um vídeo de pelo menos 2 minutos; 

Evite falar rápido ou lento demais: grave no seu tom e de modo natural; 

Faça edição, se possível: assim, você retira erros e pode acrescentar ícones de redes sociais, por exemplo. 

Sugestões extras de nossos colaboradores 

Adriana Rocha – Analista de RH

“Informações de competências e conhecimentos são superinteressantes de serem apresentadas, assim como objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo. Outro ponto atrativo é o candidato falar sobre o interesse pela vaga, além de demostrar os motivos de contratá-lo.”

Beatriz Menezes – Analista de Marketing Jr

“Disponibilizar um vídeo currículo veio da necessidade que percebi em diversos processos seletivos: O de enviar vídeos! Como participei de vários processos por um tempo, acabava se tornando bastante repetitivo, e não podia me dar o luxo de perder tempo! Então gravei o conteúdo que já responde às principais perguntas em entrevistas, além de economizar tempo, recursos e frustrações.”

Clique aqui para ver o vídeo da Beatriz e se inspirar!

 

Carolina Spina – Gerente de Marketing

“Como gestores, acredito que há benefícios que possam ser listados. O primeiro é a otimização do tempo. Também há a possibilidade de conhece melhor a pessoa além do perfil profissional. Em seguida, entende-se quais suas habilidades, gostos e preferências dentro da área que atua. E, por último, a gestão tem insights daquele candidato, que são importantíssimos para ter um ‘match’ perfeito para a vaga ofertada.”

Escute aqui a opinião completa da gestora de marketing Carol Spina 

 

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de conferir outros textos no blog da People by StarSoft 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?