Saúde ocupacional: bem-estar do colaborador e da empresa

Saúde ocupacional: bem-estar do colaborador e da empresa

Compartilhe:

O alerta para o bem-estar dos colaboradores foi elevado nesses meses de crise global, contudo, essa é uma pauta que merece atenção sempre. E a saúde ocupacional é uma maneira de manter esse cuidado. 

A saúde dos trabalhadores é uma das preocupações da área de recursos humanos, por isso, munir-se de ferramentas que auxiliem nessa tarefa é importante. 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Hoje, há soluções para RH que otimizam o controle do bem-estar da equipe e permitem que haja uma manutenção organizada.  

Além disso, criar métodos e uma cultura organizacional bem estruturadas são importantes. Mas antes de avançarmos, é necessário compreender a saúde ocupacional.

O que é saúde ocupacional e como funciona 

Como mais uma área de atuação na medicina, os profissionais da saúde ocupacional lidam diretamente com a saúde dos colaboradores, com foco no bem-estar físico, emocional e psicológico no ambiente de trabalho. 

A saúde ocupacional do trabalhador é uma forma de prevenção a doenças e demais problemas que possam se originar nas empresas, muitas vezes por conta da rotina ou ambientes laborais. 

Visto que a qualidade de vida do colaborador é importantíssima, é fundamental que ela tenha uma boa atenção por parte das empresa.

Por isso, os profissionais de RH asseguram que a saúde ocupacional seja implementada por meio de algumas ações, como: 

Exames periódicos:  

Com exames regulares, é possível que os colaboradores e o RH prevejam os impactos das funções na vida dos trabalhadores e as condições atuais. 

Incentivo à atividade física:  

Os profissionais de gestão de pessoas podem utilizar o Portal RH para enviar comunicados e avisos de incentivo à prática de atividades.  

Além disso, pode organizar grupos de corrida e caminhada, a fim de movimentar os profissionais. Incentivar a movimentação dentro da organização também pode ser positivo. 

Estimulo ao checape:  

Por meio da comunicação interna, os colaboradores são influenciados a realizar exames laboratoriais e checape anual, assim havendo prevenção de doenças.  

Campanha de vacinação:  

Especialmente neste momento, promover a importância de manter a carteira de vacinação em dia é essencial.  

Os líderes também podem criar ações de vacinas, como da Influenza, Hepatite e Febre Amarela, entre outras. 

Palestras com profissionais da saúde:  

A informação é um dos agentes essenciais no combate a enfermidades, por isso, é importante munir os colaboradores com dados confiáveis por meio de palestras com médicos, enfermeiros e demais pessoas capacitadas.

Por que investir na saúde do colaborador?

De acordo com o estudo realizado pelo LinkedIn em 2020, os trabalhadores empregados no Brasil estão 63% mais estressados e menos confiantes em seus empregos.  

O levantamento ocorreu de outubro do ano passado até 21 de janeiro de 2021, e analisou três pontos: segurança no emprego, perspectiva financeira e chance de progressão na carreira. 

Tais dados revelam como os profissionais se sentem tensos e inseguros em relação a seus trabalhos. Por esses motivos, investir na saúde do colaborador é fundamental. 

A fim de incentivá-los no ambiente de atividades ou até mesmo em home office, o RH pode deixar claro que os profissionais têm respaldo da empresa em caso de problemas. 

É importante lembrar que se trata também de um investimento no patrimônio humano da organização, o qual reflete diretamente nos resultados positivos para a organização. 

Portanto, gestores e profissionais de RH precisam garantir uma boa ergonomia, segurança e recursos para que os colaboradores possam exercer suas atividades. 

Ah, e principalmente no momento atual, intensificar a limpeza dos ambientes garante que o colaborador tenha saúde e esteja seguro na empresa. 

Iniciativas para manter qualidade de vida do trabalhador 

Além da saúde ocupacional, o bem-estar do trabalhador pode ser promovido por meio de outras ações igualmente relevantes. 

Os profissionais de recursos humanos têm papel fundamental nisso, pois podem promover ações que tornam o ambiente de trabalho seguro, agradável e saudável.  

A seguir, listamos 5 ações essenciais para manter a saúde e qualidade de vida dos colaboradores. 

  1. Incorporar a saúde do colaborador à cultura organizacional 

A cultura organizacional molda as crenças e complexos de valores da empresa e, além disso, introduz os colaboradores a essas boas práticas.  

Por isso, incorporar a saúde do trabalhador a esse conceito é essencial, para que seja uma conduta regular na instituição. 

  1. Manter comunicação com os colaboradores 

Além de reforçar que o RH da empresa se preocupa em ser auxiliar os colaboradores, manter uma comunicação aberta e transparente promove a confiança e mantém uma cultura informativa internamente. 

  1. Oferecer suporte psicológico 

O setor de recursos humanos pode ter um papel de aliado ao colaborador, deixando claro que há suporte psicológico.  

Dessa forma, o profissional de RH proporciona um auxílio ao colaborador, a partir de fácil acesso a informações de convênio médico e outros dados.  

  1. Proporcionar ergonomia na empresa e em home office 

A ergonomia é um processo que visa proporcionar melhores condições para o colaborador e, assim, reduzir riscos de lesões e demais acidentes. Portanto, mesmo em tempos de trabalho remoto, é importante manter essa preocupação. 

  1. Conscientizar os trabalhadores sobre boas práticas 

A conscientização das equipes pode acontecer por meio de ações promovidas pelo RH, como palestras, workshops e conversas com profissionais da saúde. 

E as boas práticas para saúde também podem ser abordados a partir das ações de comunicação interna, unido às ferramentas de gestão de pessoas, como o Portal RH. 

Tecnologia aliada ao controle da saúde do colaborador 

Sabemos que ter esse controle da saúde dos colaboradores já faz parte das obrigações trabalhistas do eSocial. Por isso, é essencial que seja feito corretamente. 

Hoje, com o auxílio da tecnologia, esse controle pode ser automatizado, facilitando o registro e manutenção das informações. 

Com a solução de Saúde e Segurança da People by StarSoft, o profissional de RH pode utilizar algumas ferramentas que facilitam as tarefas, como os módulos:  

Agenda e ficha médica flexível: que agiliza o agendamento médico de novos colaboradores; 

Controle e gerenciamento de exames ocupacionais: o qual controla o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO); 

Relatórios: que registra os exames ocupacionais e complementares, permitindo o controle efetivo e periódico dos exames. 

Odontologia integrada à ficha médica: possibilita o registro do atendimento odontológico e consultas médicas realizadas no ambulatório médico da empresa, unindo os dois procedimentos na ficha médica do colaborador. 

Benefícios da saúde ocupacional e bem-estar do colaborador 

A empresa que se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores e promove a saúde ocupacional consegue ampliar o vínculo e melhorar a parceria com os profissionais. Nesse sentido, os gestores obtêm benefícios essenciais para os negócios.

Um programa eficaz de bem-estar do trabalhador faz com que eles desempenhem suas funções mais produtivamente. Além disso, a organização obtém benefícios, que são: 

  • Redução do absenteísmo; 
  • Fortalecimento da marca; 
  • Cultura organizacional bem estruturada 
  • Estar em conformidade com a legislação; 
  • Aumento da produtividade; 
  • Melhores resultados; 
  • Redução de custos; 
  • Diminuição da rotatividade; 
  • Diminuição de acidentes e licenças; 
  • Melhora do clima organizacional. 

Em suma, todas essas vantagens são importantes para a empresa, em diferentes aspectos. Afinal, os colaboradores são parte fundamental e fazem com que a empresa cresça e obtenha bons frutos. 

Para entender melhor como softwares de saúde e segurança do trabalho podem ajudar seu RH, acesse nosso site e conheças as soluções da People by StarSoft!

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?