Retrospectiva do RH: mudanças, novidades e desafios

Retrospectiva do RH: mudanças, novidades e desafios

Compartilhe:

O ano de 2021 foi bastante movimentado para o setor de recursos humanos. Foram mudanças em obrigatoriedades do eSocial, novidades da LGPD, novos modelos de trabalho e demais acontecimentos, que você verá nessa retrospectiva do RH. 

eSocial e eventos importantes 

Em 2021, o eSocial foi um ponto de atenção para as empresas brasileiras que se enquadram nos Grupos 1, 3 e 4, como foi imposto pelo programa do Governo Federal. 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Neste ano, as organizações tiveram que se planejar para transmitir eventos importantes, que são: Eventos Periódicos, Informações Relativas e SST – segurança e saúde no trabalho.  

Ainda em 2019, o Ministério da Economia e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho fizeram mudanças no calendário do eSocial por meio da Portaria nº 1.419, que implementou ajustes no sistema e segmentou os envios dos dados por grupos e fases. 

Sendo assim, as empresas tiveram que prestar atenção nos grupos que pertencem e nas fases, conforme o ano de 2021. Veja como ficou. 

Eventos periódicos e relativos 

3ª Fase: Envio de eventos periódicos, como a obrigatoriedade das folhas de pagamento de todo o mês de julho. 

O Grupo 3, ou seja, empregadores pessoa física (exceto doméstico) e produtor rural PF teve que enviar os dados no dia 19/07/2021. 

1ª Fase:  Informações “relativas, ou seja, dados relativos aos órgãos, como cadastros dos empregadores e tabelas. 

Assim, o Grupo 4, como órgãos públicos e organizações internacionais, enviou os dados no dia 21/07/2021. 

Agora, vamos falar de eventos no eSocial que foram mais recentes e, de certa forma, uma novidade também. Confira. 

SST e informações de órgãos públicos 

4ª Fase: Como a última fase do calendário, as empresas tiveram que enviar os dados de segurança e saúde no trabalho (SST). 

Sendo, o Grupo 1, ou seja, empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões, enviou essa obrigatoriedade, que começou no dia 13/10/2021. 

2ª Fase: Aqui, as entidades passaram a ser obrigados a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos, ou seja, eventos não periódicos, como afastamentos e desligamentos. 

Portanto, o Grupo 4, que é categorizado pelos órgãos públicos e organizações internacionais, enviou esses dados no dia 22/11/2021. 

Tendências de RH em 2021 

Com gestores, colaboradores e profissionais de recursos humanos já habituados às mudanças impostas pelo isolamento social, novos modelos de trabalho surgiram, o RH humanizado foi um deles. 

RH Humanizado 

O RH humanizado tomou maiores proporções justamente pelo apelo de olhar mais para o colaborador. Além disso, a tecnologia proporcional mais tempo de dedicação ao setor de recursos humanos, já que dinamizou tarefas. 

Já no relatório Tendências Globais de Talentos 2021, essa humanização do RH já surgia como um movimento certo, unido à digitalização do setor. 

Digitalização 

Assim, o RH se torna mais estratégico, que é uma outra tendência. Baseando-se em dados, os recursos humanos conseguiram melhorar a tomada de decisões, e a tecnologia permitiu isso. 

Conforme informações da pesquisa “Transformação na Gestão de Pessoas” promovida pela KPMG, 74% das empresas fomentaram no mínimo uma ação para a digitalização do RH, entre abril de 2020 e maio de 2021. 

RH estratégico 

A partir da análise de dados, maior tempo para planejamento e valorização do setor, o RH se tornou ainda mais estratégico em 2021. 

Essa tendência permitiu às empresas maior retenção seus talentos, propagação da cultura organizacional e o desenvolvimento de um employer branding de maneira indispensável. 

Desafios do RH em 2021 

Sem dúvidas, 2021 foi um ano que trouxe tendências e, junto a elas, novos desafios para os profissionais de RH e o setor em si. Além de novas perspectivas para gestores e líderes. Confira alguns desses desafios. 

Escritório híbrido 

Conforme outra pesquisa da KPMG, 87,3% das companhias que participaram do estudo têm a intenção de adotar o sistema híbrido. E, em ainda em 2021 com o avanço da vacinação, isso foi possível. 

Desse modo, o RH teve que adotar ações que organizasse essa retomada ao escritório e que também facilitasse os dias em home office.  

A tecnologia foi uma grande aliada nesse momento de transição do full home office para o modelo híbrido. 

Trabalho flexível 

Entre as mudanças provocadas pela Pandemia, a desmobilização de equipes em times remotos obriga empresas a buscarem modelos mais flexíveis de design organizacional. 

Segundo o estudo promovido pela Microsoft, ainda em 2020, cerca de 73% dos colaboradores gostariam de continuar com o modelo de trabalho flexível.  

E, como uma tendência para o mercado em geral, o RH teve que remodelar as estratégias junto a líderes, e fazer com que o trabalho flexível fosse possível, organizado e produtivo. 

Retrospectiva do RH: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)  

As empresas tiveram até maio deste ano para se adequar à LGDP, especialmente porque as sanções dessa lei iniciariam no dia 1° de agosto, e de fato isso aconteceu. 

O RH entrou como um aliado das organizações na saga de estar em conformidade. A LGPD, foi estipulada para garantir a privacidade e a proteção dos dados pessoais. E, as informações de colaboradores e candidatos também se enquadram nisso. 

Com isso, os profissionais dos recursos humanos tiveram que implementar métodos que assegurem as informações desde o recrutamento ao desligamento dos colaboradores. 

Além disso, o RH teve que mudar as diretrizes no momento de recrutamento, a fim de promover a transparência relação ao uso dos dados e segurança, durante todo o processo. Tendo a clara liberação das informações por parte do titular. 

Leis trabalhistas 2021 

Não somente um desafio, mas uma mudança importante as leis trabalhistas estão em constante modificação, inclusive em 2021. Por isso, o RH precisa estar sempre atento a essas atualizações. Então, veja algumas. 

Férias fracionadas 

As atuais alterações na lei trabalhista possibilitaram que as empresas fracionassem as férias dos colaboradores em até três períodos.  

Para isso, é necessário que um deles tenha no mínimo 14 dias corridos. Os demais cinco dias corridos. Antes, o RH podia propor até dois períodos. 

Custos rescisórios 

Atualmente, empregado e empregador podem firmar acordo em relação ao desligamento. Assim, a multa paga pela empresa fica em 20% e o profissional pode sacar o FGTS até 80%. 

Com essa mudança, o RH teve que controlar os acordos, documentar tudo e participar dessa decisão junto a gestores e líderes. 

Trabalho remoto 

Desde 2020, o trabalho remoto tem sido pauta para os profissionais de RH. Contudo, este ano tomou maiores proporções por conta do Projeto de Lei 612/2021 que visa regulamentar esse modelo. 

Conforme ementa, o projeto “estabelece regras para o trabalho remoto, realizado fora das dependências do local de trabalho, sem utilização de tecnologias de informação e comunicação e que, por sua natureza, não sejam consideradas teletrabalho”. 

Assim, o RH, que já havia dado suporte às empresas no começo da pandemia, novamente se uniu aos gestores para pensar em melhorar o home office e promover suporte aos trabalhadores. 

Leia a entrevista com nosso especialista Felipe Faustino: Tendências de RH: como melhorar o setor em 2022

Conclusão  

Todos os anos, o RH enfrenta mudanças e novos desafios. Conforme a sociedade evoluí, o mercado adota modelos atuais, os quais também são impostos por eventualidades, como ocorreu em 2020 e perdurou em 2021. 

Com o auxílio da tecnologia, o setor de recursos cresce e obtêm melhores resultados que impactam na empresa, na rotina dos colaboradores e atuação dos líderes. 

Além disso, é necessário se habituar a mudanças estruturais e legislativas, a fim de estar em conformidade. Por isso, é importante estar atento a essas modificações. 

Então, em 2022 serão novos desafios e inovações para o RH que, com certeza, os profissionais da área estarão preparados para encarar.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?