Compartilhe:

Portal RH: Comunique-se melhor com seus colaboradores. Manter um canal de comunicação com os colaboradores significa traçar uma estratégia interna para seu negócio com foco nas pessoas, que auxilia no bom funcionamento da empresa. E, em tempos de trabalho remoto, saber utilizar a conexão com o trabalhador, mesmo à distância, é bastante relevante. Por isso, o Portal RH é uma ferramenta de auxílio.

Há pelo menos um ano e meio, as empresas tiveram que se adaptar ao home office e encarar os desafios de manter um diálogo efetivo com seus colaboradores. No início, foi questionado “por onde começar?”. Principalmente em relação às atividades de RH, como marcação de ponto, envio de holerites e de comunicados, a dúvida de como manter um canal disponível surgiu. Contudo, empresas que já investiam em portais para seus trabalhadores sentiram menor dificuldade ou quase nenhuma. 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

É essencial que seja desenvolvido um planejamento conforme a realidade da empresa, para essa comunicação interna acontecer e gerar bons resultados, além de haver uma execução estratégica. Mas, calma, nós vamos mostrar como tudo isso é possível! 

Comunicação por meio do Portal RH 

O “Portal RH”, também chamado de “Portal do Colaborador” é um mecanismo essencial para a comunicação efetiva, que foi desenvolvido por meio de uma plataforma web integrada ao sistema de RH e ERP (ter essa integração é indispensável), a qual disponibiliza um canal único de comunicação entre os trabalhadores e a equipe de Recursos Humanos. 

Hoje, o endomarketing tem sido atrelado fortemente ao setor de Recursos Humanos, pois não se enxerga mais a comunicação de maneira tão segregada, e ambas as áreas têm o denominador comum que é impactar positivamente os colaboradores e mantê-los conectados à empresa. Dessa forma, os profissionais com sua expertise apoiam as atividades desenvolvidas na empresa, em conjunto da tecnologia que proporciona inúmeros benefícios.

Por esses motivos, o sistema integrado do Portal RH é um apoio à gestão de pessoas e à cultura organizacional, além de ser um suporte ao próprio trabalhador que ganha autonomia, confiança e facilidade de se comunicar com seus líderes. 

Benefícios da tecnologia atrelada ao diálogo 

O principal intuito da comunicação interna é alinhar os profissionais de cada setor da empresa e manter os objetivos claros, para que tudo caminhe o melhor possível, especialmente no trabalho remoto, que requer um diálogo ainda mais aperfeiçoado. Porém, a integração do RH na prática comunicacional das instituições resulta em benefícios ainda mais pertinentes no atual cenário. 

Melhor organização e produtividade 

O RH é composto por tarefas que vão desde o cumprimento de obrigatoriedades trabalhistas até a estruturação de equipes e gestão de pessoas, ou seja, os profissionais dessa área precisam lidar com atividades metódicas. Por isso, a produtividade é ampliada, quando um sistema é desenvolvido para dinamizar os trabalhos, proporcionando maior tempo para se organizar e montar estratégias.

Em relação aos colaboradores dos outros setores, também ocorre ampliação da produtividade, já que a partir de uma plataforma online, os trabalhadores podem consultar dados rapidamente, informar problemas e ter feedbacks dessas ocorrências com agilidade.  

Engajamento dos colaboradores 

A partir dessa comunicação interna facilitadora, os colaboradores ficam mais próximos da empresa e também de seus gestores. O engajamento é elevado, justamente por conta dessa proximidade e diálogo que fazem com que a mensagem seja transmitida de maneira clara, objetiva e acessível. 

O Portal RH tem conexão direta com esse engajamento, pois trabalha como uma ferramenta de apoio aos trabalhadores. Por meio dele, é possível que o colaborador acesse informações importantes, como seu holerite do mês, período de férias, comunicados, controle de equipamentos, entre outros. 

Outro fator relevante é a ideia de pertencimento. Isso é promovido através da comunicação interna bem feita, com comunicados, treinamentos, acesso ágil e demais ações que fazem com que os colaboradores compreendam sua participação na empresa. 

Redução de custos 

A tecnologia foi desenvolvida para ser uma aliada do ser humano, inclusive no setor econômico, pois extingui hábitos antiquados que promovem gastos indesejados, como uso excessivo de papel, processos manuais e recursos extras. 

No cenário de Recursos Humanos, um Portal RH automatiza e otimiza as rotinas dos profissionais, por isso também reduz custos para as empresas, justamente por ser integrado aos softwares de gestão e ERP, proporcionando melhor controle de gastos e garantindo que as políticas de RH sejam cumpridas. A diminuição em consultoria também é um outro fator atrelado a esse tipo de plataforma, pois é desenvolvida a partir da expertise de especialistas da área. 

Portal RH desenvolvido pela People by StarSoft 

Integrado ao StarSoft Applications, que é direcionado às atividades de ERP e também a de Recursos Humanos, como folha de pagamento, obrigatoriedades, controle de ponto e de materiais, entre outras tarefas, o nosso Portal RH foi desenvolvido com o papel de ser um facilitador na comunicação interna. Especialmente após a adoção do home office, tornou-se ainda mais utilizado pelas empresas, com intuito de incentivar a autonomia dos colaboradores e gerar mais segurança para os gestores. 

A partir dessas premissas, o Portal RH agrega funcionalidades do cotidiano dos trabalhadores e do RH, ou seja: Gerenciamento de EPIs; Controle e Planejamento de Férias; Escalas de trabalho; Informações sobre Folha e dados de Benefícios.

Veja também nosso artigo Tudo sobre gestão de pessoas

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?