Planejamento operacional: estratégias e como aplicar

Compartilhe:

O planejamento é fundamental em todas as áreas das nossas vidas. Então, para os negócios é uma regra realizar essa tarefa tão importante! Inclusive iniciar um planejamento operacional. 

Bom, planejar nos permite que façamos escolhas baseadas em estratégia e certezas. Assim, essa atividade nos a escolher em que investir, a iniciar processos e incentiva a competitividade. 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Entretanto, há ainda empresas que ainda ignoram o planejamento operacional, sem saber os perigos de não reservar um tempo de realizar essa tarefa. 

Além disso, há instituições que estão acostumadas a fazer apenas o planejamento estratégico, pois ele contempla táticas para o crescimento dos negócios. Contudo, esquecem das vantagens do operacional. Veja, então, mais sobre o tema neste texto. 

O que é planejamento operacional?

Antes de qualquer coisa, faremos uma pergunta. Já ouviu falar em planejamento estratégico? Bom, ele é uma ação que descreve a missão e a visão da empresa, além de definir metas de longo prazo. 

Pois bem, o planejamento operacional é a parte seguinte, que tem como objetivo viabilizar essas metas e objetivos definidos anteriormente. E o melhor, de maneira prática, com fluxo de trabalho, d diário. 

Um de seus focos principais é gerar resultados que podem ser obtidos a curto prazo. Por isso, é considerado um plano mais prático, que lida com processos internos da empresa. 

O planejamento operacional é feito geralmente por vários profissionais de uma parte da empresa, mas precisa ser aprovado pelo gestor do departamento. 

Alguns conceitos importantes 

O planejamento operacional vem como uma ação ajuda os profissionais a “o que fazer” e “como fazer”. Ou seja, o plano que você vai estruturar para realizar uma tarefa e qual método será utilizado. 

Tenha em mente também que os planos operacionais são planos que visam estruturar e executar o planejamento tático e estratégico. Além disso, tem os conceitos: 

  • É de responsabilidade dos líderes, gestores e supervisores; 
  • Normalmente sua duração é de um semestre ou até menos; 
  • Entre os colaboradores operacionais, o foco principal são as atividades cotidianas. 

Por que devo fazer? 

Um dos maiores motivos para realizar o planejamento operacional é a colocar em prática as metas e objetivos pensando nos planos anteriores, por meio do fluxo de trabalho. 

Por exemplo, se você está elaborando um planejamento estratégico de 2020 a 2022, convém elaborar também o planejamento operacional para 2020 e descobrir o que precisa ser feito para a visão da sua empresa se tornar realidade. 

Além disso, você consegue detectar com mais clareza os gargalos da empresa e o que é possível fazer para melhorar os setores e os resultados. 

Como colocar o planejamento operacional na prática? 

A partir de 5 passos, é possível iniciar um planejamento operacional básico que, obviamente com o tempo, você vai aprimorar de acordo com as necessidades e áreas do seu negócio. Acompanhe! 

1. Tenha em mente seus objetivos 

Estabelecer metas advém do planejamento estratégico, que já citamos neste conteúdo. Portanto, ao identificar seus objetivos, o planejamento operacional precisa estar alinhado a eles. 

2. Defina um orçamento 

A próxima etapa está totalmente relacionada aos recursos financeiros da empresa. Por isso, reúna alguns profissionais dessa área para ajudar a gestão. 

A partir disso, será necessário definir o orçamento disponível para subsidiar os planos e objetivos já estabelecidos no planejamento estratégico. Ou seja, dinheiro para colocar as metas em práticas. 

3. Saiba delegar tarefas 

Reunir os profissionais de cada área no planejamento é bastante importante, pois eles são especialistas em cada setor, lidam diariamente com as atividades e podem auxiliar grandemente. 

Portanto, com auxílio de gestores e do RH, você pode delegar tarefas pontuais para os colaboradores necessários, a fim de chegar ao objetivo proposto. Então, saiba delegar atividades! 

4. Estabeleça prazos 

O cronograma é essencial para o planejamento operacional, pois estamos lidando com tarefas práticas e que precisam gerar resultados. Então, para medir esses resultados, estabeleça prazos. 

Além disso, o prazo ajuda a manter o foco e equilibrar a ansiedade para analisar se as metas já foram atingidas. 

Entretanto, estabeleça o deadline de acordo com a ação, setor, meta e valor investido, Cada uma dessas variantes impactam no prazo final para haver apuramentos. 

5. Tenha indicadores 

E, como medir resultados, sucessos? Para isso, tenha indicadores! Também conhecidos como OKRs (Objective Key Results), essa metodologia busca estabelecer direções claras para entender os números que indicam o crescimento de um negócio. 

Contudo, cada empresa pode estabelecer indicadores com base nos objetivos e prazos. 

Exemplos de planejamentos operacionais mais utilizados 

Basicamente, existem dois modelos populares de planejamento operacional, que são: single-use e ongoing. Entenda mais sobre eles. 

Planejamento operacional single-use 

O exemplo single-use bisca utilizar o planejamento operacional por um breve período de ou exclusivamente para solucionar algum problema projeto bem específico. 

Planejamento operacional ongoing 

Já o modelo ongoing, o planejamento acontece por um período de execução mais extenso. Além disso, esse tipo pede que haja alterações à medida em que surjam os resultados das ações adotadas. 

Planejamento estratégico e operacional de mãos dadas 

Tenha em mente também que o planejamento estratégico e operacional precisam estar lado a lado, para que a empresa não tenha riscos nas ações, pois um complementa o outro. 

Então, se você estiver utilizando apenas uma das estratégicas para alcançar melhores objetivos, reveja o planejamento e utilize os dois, a fim de promover processos eficientes. 

Leia também: Como ter um bom planejamento orçamentário em tempos de inflação

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?