Obrigações Fiscais para Empresa – Saiba Tudo Sobre

Compartilhe:

Para manter-se sempre em dia com o fisco, é importante conhecer e cumprir as obrigações fiscais para empresa. E no post de hoje vamos te ensinar tudo sobre o assunto, confira!

Obrigações Fiscais para Empresa – Saiba Tudo Sobre

Basicamente, as obrigações fiscais para empresa se dividem entre pagamentos de impostos e obrigações acessórias. Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre cada um deles abaixo:

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Pagamento de impostos

Todas as empresas precisam arcar com o pagamento de impostos, tanto estaduais como municipais e federais. As empresas praticantes do Lucro Real ou Presumido devem pagar guias, de acordo com os tributos de forma individualizada.
Já os optantes pelo Simples Nacional pagam a guia DAS, que é composto por impostos como:

  • IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica
  •  CSLL – Contribuição Social sobre Lucro Líquido
  • PIS/Pasep – Contribuição para o Programa de Integração e de Formação do Patrimônio do Servidor Público
  • Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
  • ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. 

Entrega de obrigações acessórias

Além do pagamento de impostos, as obrigações fiscais para empresas também envolvem a entrega de obrigações acessórias. Consiste na transmissão das informações fiscais da empresa ao governo. Sua serventia, entre outras, é garantir as apurações dos impostos.
As principais obrigações acessórias são:

SPED Fiscal – ICMS/IPI 

O SPED Fiscal é um arquivo digital que envolve escriturações de documentos fiscais. Assim como registros de apuração de impostos e demais operações que possam interessar ao governo.
Esta obrigação é devida aos contribuintes do ICMS, que é o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. Também é destinada ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

SPED Contribuições

Nesta obrigação acessória deve-se apresentar os seguintes arquivos digitais, além de outras informações relevantes:

  • Registros dos documentos fiscais da escrituração. Estes devem estar acompanhados dos devidos demonstrativos de apuração das contribuições ao PIS/PASEB e Cofins.
  • Apuração da Contribuição Previdenciária incidente sobre a receita bruta (CPRB)
  • Créditos de não cumulatividade.

Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) 

Esta é uma das principais obrigações fiscais para empresa, que se aplica a negócios de qualquer porte e segmento. Sua serventia é permitir a fiscalização por parte de Receita Federal.
Nela estão contidos relatórios de pagamentos e total recebido, além das deduções e retenções do ano-calendário.

Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)

É um documento que informa os valores relacionados aos débitos de contribuições e tributos federais. Além de seus respectivos valores de crédito. Assim, consiste em informações referentes a parcelamentos, pagamentos ou compensações e até suspensões de crédito tributário.
Neste documento, devem estar declarados os tributos de IRRF, IOF, PIS/Pasep, IRPJ e CSLL. Também precisa conter informações do CPMF, IPI, COFINS, Cide-Remessa, CPRB, Cide-Combustível e o CPSS.

Otimize as entregas das obrigações fiscais 

Como você pode ver, existem inúmeras obrigações fiscais que precisam ser cumpridas e entregues no prazo. Isso porque, ao não realizar a devida entrega, a empresa pode sofrer multas e penalidades.
Mas existe uma forma de garantir que as entregas sejam feitas de forma mais prática e ágil, no prazo correto. Basta contar com um sistema de gestão integrado, como o módulo de Gestão Fiscal da StarSoft Applications.
Esta solução relaciona aspectos legais e fiscais de uma empresa de forma eficiente, integrando dados da área de contabilidade. Desde tributos e impostos até a  gestão patrimonial. Além disso, para atender a legislação atualmente em vigor, o sistema atua através de módulos que compreendem inúmeras obrigatoriedades.  
Quer conhecer melhor esta ferramenta e tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio? Entre em contato conosco ou preencha este formulário para solicitar uma demonstração!

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?