Compartilhe:

Você sabe o que é e-SAT? Se não sabe, vamos explicar para você!
A sigla e-SAT significa Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos. Saiba mais sobre esse modelo de documento fiscal eletrônico no post de hoje.

O que é e-SAT?

O e-SAT opera no Brasil desde 2014 e possibilita que todas as operações e arquivos dos varejistas sejam entregues de forma automatizada. Ele substitui as emissoras de cupons fiscais (ECF), tornando mais simples os trâmites legais dos tributos.
Quando o processo era realizado pelas ECFs, alguns sistemas apresentavam maior vulnerabilidade do que outros, em relação à segurança. Para corrigir essa falha, o e-SAT foi apresentado como alternativa pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), oferecendo maior segurança ao procedimento.
O modelo foi desenvolvido para abrigar todas as operações de circulação de mercadorias no mercado de varejo. Sendo assim, as empresas do varejo que são obrigadas a entregar o EFD- ICMS\IPI, precisam apresentar mensalmente os e-SAT emitidos em sua Escrituração Fiscal Digital.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Com funciona o e-SAT?

O SAT é um equipamento que o varejista precisa adquirir e conectar a um computador através da porta USB. Também precisa contar com um um sistema comercial, para integrar a ferramenta.
Assim que está instalado, o aparelho se comunica com o sistema comercial. Então, quando uma venda é efetuada, o sistema formata um arquivo e o transmite para o SAT. Este, por sua vez, completa as informações e faz um assinatura digital sobre este arquivo. Por fim, o cupom fiscal eletrônico é gerado e devolvido ao sistema.
A comunicação com a Secretaria da Fazenda é realizado integralmente através da internet. Dessa forma, a Sefaz recebe o cupom, valida os dados e os disponibiliza com mais agilidade.

Vantagens do e-SAT

Realizar a emissão de cupons fiscais é importante para que os órgãos oficiais possam fazer o controle tributário. Também é fundamental para garantir o direito do consumidor. Neste contexto, o e-SAT oferece maior segurança para ambos as partes.
O e-SAT faz com que o cumprimento de obrigações acessórias por parte das empresas junto ao Ministério da Fazenda seja mais simples e eficaz.
Além disso, o sistema diminui a ocorrência de erros no envio do documento, garantindo maior exatidão ao processo.

e-SAT de forma prática e segura

O módulo Gestão Fiscal, da StarSoft, permite registrar o e-SAT de forma prática e segura. Com ele, você integra os dados da área de contabilidade, tributos/impostos e gestão patrimonial, reduzindo custos e riscos fiscais. Quer saber mais? Acesse o site e conheça melhor esta solução.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?