Compartilhe:

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Você sabe o que são Squads? Vamos entender um pouco mais sobre o assunto!

O capital humano de uma empresa é o que faz as coisas acontecerem, mas para que o resultado de seus esforços seja positivo, é importante que uma série de ações sejam realizadas, organizando diversos pontos de sua rotina, eliminando processos repetitivos e mais.  

Estimular a autonomia, a agilidade e flexibilidade é um bom caminho para desenvolver talentos e garantir resultados positivos para toda a empresa. 

A Metodologia Squad, pode ser de grande ajuda para trabalhar estes pontos, já que com eles, é possível organizar a sua empresa por grupos multidisciplinares, que tem objetivos específicos, que para serem alcançados, precisam da colaboração de todos os envolvidos. 

Esta metodologia já tinha ganhado certa força com as Startups, mas se popularizou de verdade quando o Spotify publicou um vídeo explicando sobre como a gigante do streaming utilizava a Metodologia Squad com a sua equipe. 

Antes, a empresa já utilizava do método Scrum que é uma Metodologia Ágil, porém percebeu que com o crescimento dos grupos e da sua empresa, precisava desenvolver outros métodos para administrar melhor a equipe, com mais agilidade e autonomia para os grupos.  

Vamos entender um pouco melhor sobre Metodologia Squad? 

O que é a Metodologia Squad?  

Separado em times pequenos, de aproximadamente 8 pessoas, a Metodologia Squad prevê que pessoas de diversos setores trabalhando juntas com um objetivo em comum. Se entende que dessa forma, os objetivos são alcançados de maneira mais ágil e com maior qualidade, pois une o conhecimento de diversas áreas. 

Sendo assim, se existe alguma ação a ser feita sobre Endomarketing, por exemplo, se une o conhecimento do marketing com o do RH, para chegar em uma solução mais assertiva e de maneira ágil.  

Ainda dentro da metodologia Squad, existem os Chapters, Guilds e Tribes: 

  • Chapters (Capitulos)  

Grupos da mesma área de atuação, como os analistas de RH de uma empresa. 

  • Guilds (Guildas) 

Os Guilds unem pessoas de diferentes Squads para compartilhar conhecimento prático, geralmente com foco em alguma habilidade especifica.   

  • Tribes (Tribos)  

Conjuntos de Squads que trabalham com um objetivo em comum. Para uma ação especifica, é possível que mais squads trabalhem juntos, dividindo o projeto em várias partes. Esses Squads então, compõem uma Tribe.  

Vantagens da metodologia Squad 

Por se tratar de uma equipe multidisciplinar, com um objetivo em comum, essas Tribes conseguem chegar ao resultado final com muito mais facilidade e agilidade, além de garantir um projeto com maior qualidade, pensado e desenvolvido por pessoas de diversos setores. 

Entre as principais vantagens da metodologia Squad, estão: 

  • Agilidade na realização de tarefas 
  • Produtividade  
  • Engajamento do Squad 
  • Colaboração entre áreas  
  • Autonomia 

  • Flexibilidade em abordagens de trabalho 

Membros dos Squads precisam de autonomia para tomar suas próprias decisões, logo, é importante que a liderança seja flexível e descentralizada, com passos e otimizações definidos por toda a equipe. Os “Gestores de Squad” definem então as prioridades, e decidem os próximos passos de forma conjunta. 

Os Squads também terão autonomia de decidir a forma que irão trabalhar, abordagem, entre outros. O alinhamento dessas ações deve ser feito em conjunto, e o Gestor pode auxiliar o Squad para encontrar as melhores combinações. 

Squad vs Setor 

Você já entendeu que a metodologia Squad é um pouco diferente do Setor, certo?  

Enquanto os setores focam em segmentar pessoas de áreas similares, os Squads os colocam para trabalharem juntos, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas, desenvolvimento de estratégias e todas as outras vantagens que já citamos! 

A aplicação da metodologia Squad não extingue os setores, já que os Squads podem ser criados para ações sazonais e especificas. Logo, é possível manter setores e Tribes dentro de uma mesma empresa!  

Squad e Metodologia Ágil  

As Metodologias Ágeis tem como prioridade a entrega de resultados com qualidade em um menor espaço de tempo. Para que isso aconteça, este método utiliza de diversas técnicas que tem como objetivo desburocratizar rotinas, e automatizar processos. 

A Metodologia Ágil utiliza da Tecnologia como principal aliada nesse processo, já que com ela é possível automatizar diversas atividades além de tornar a gestão muito mais simplificada.  Com isso, vem também a flexibilidade de cumprimento de tarefas, o estimulo a autonomia e a multidisciplinaridade.  

Estes pilares da Metodologia Ágil são justamente o que o Squad utiliza, já que a união de pessoas de diversos setores com a autonomia de decidir a forma de trabalhar, o passo a passo do projeto, entre outros, acaba trazendo um resultado de maneira rápida e com a garantia que foi pensada por todos ângulos graças aos diversos profissionais. 

Dessa forma, para as empresas que estão buscando escalabilidade, mas sem perca de qualidade, sem dúvidas que agregar a Metodologia Ágil e os Squads pode gerar os resultados esperados. 

Como organizar minha empresa na Metodologia Squad ? 

Se inspirou com a metodologia Squad, e quer implementar na sua empresa? Para isso então, é preciso tomar alguns cuidados e algumas medidas, antes de iniciar o projeto. 

Para começar, é preciso avaliar o seu capital humano, entender quem tem o potencial de cooperação e autonomia que o Squad precisa, quem pode ser o Guild, o Gestor de Squad e definir o que deverá ser criado e qual o tempo disponível.  

É preciso também olhar para o seu ambiente físico, e as atuais tarefas de cada time, desenvolvendo uma estratégia interna para a organização destes colaboradores em suas novas tarefas dentro do Squad. 

Ao fim de cada trimestre, as empresas realizam feedbacks e analises para entender a efetividade do formato de trabalho.  

Para a analisar a sua equipe internamente, assim como o Squads como um todo, a tecnologia pode ser uma aliada! Com a ajuda de Softwares, os gestores podem realizar a avaliação de produtividade e mensurar resultados, trazendo diversos números reais que podem ser usados como guias para os próximos passos do trabalho do Squad.  

A partir da coleta destes resultados, é possível determinar quem entra e quem fica nos Squads, desenvolver novos grupos, e muito mais. A Gestão da sua empresa como um todo se torna muito efetiva e alinhada. 

Leia mais: Por que gestores devem enxergar provedores de nuvem como um parceiro estratégico?  

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?