Métodos Ágeis no RH: conceito e aplicação

Métodos Ágeis no RH: conceito e aplicação

Compartilhe:

A metodologia ágil proporciona maneiras mais rápidas e maiores níveis de produtividade nos processos empresariais, em inúmeras áreas que adotam esse método. No setor de recursos humanos isso não é diferente, e os métodos ágeis no RH influenciam positivamente. 

Por isso que, neste artigo, vamos abordar os métodos ágeis no RH e como os profissionais podem aplicá-los no setor. Leia até o final! 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

O que é metodologia ágil?

A metodologia ágil é uma maneira de conduzir projetos, com intuito de promover rapidez aos processos e à própria conclusão das tarefas. 

Neste conceito, o fluxo de trabalho é importantíssimo, por isso, um dos focos é torná-lo flexível, minando obstáculos e maior interatividade.  

A agilidade é peça-chave. Dessa forma, os profissionais buscam a assertividade, sem processos tradicionais demais.  

E você sabe quando essa metodologia surgiu? Programadores da indústria de software desenvolveram esses métodos em 2001, após perceberem que não estavam alcançados certos objetivos e necessidades de clientes. Assim, os profissionais lançaram o “Manifesto Ágil”, a fim de melhorar a atuação. 

Trazendo para o momento atual, você aplica esses métodos ágei às equipes, como times os famosos “squads”, influenciando na entrega de cada fase, que chamamos de “sprint”. 

Nesse método, as fases e tarefas costumam durar de duas a quatro semanas. Desse modo, permite-se que o processo ganhe fluidez e melhorias realizadas rapidamente, pois há um maior controle. 

Assim, os métodos ágeis no RH ganham força, vão além do desenvolvimento de softwares e auxiliam diretamente na rotina dos profissionais de recursos humanos e dos colaboradores. 
 
Para os negócios, externamente as empresas atraem o consumidor, ganham maior competitividade no mercado e se torna cada vez mais atualizada.  

Características de um RH Ágil

Em 2019, foi desenvolvido um Manifesto Ágil para o RH, que traz conceitos interessantes, os quais auxiliam muito os profissionais a lidarem diariamente com sua rotina. 

Esse manifesto para o desenvolvimento ágil no RH traz valorização de pontos que, até então, não obtinham tanto foco. Veja: 

  • Redes colaborativas mais do que estruturas hierárquicas 
     
  • Transparência mais do que sigilo 
     
  • Adaptabilidade mais do que prescrição 
     
  • Inspirar e comprometer-se mais do que gerenciar e reter 
     
  • Motivação intrínseca mais do que recompensas extrínsecas 
     
  • Ambição mais do que obrigação 

Assim, ao aplicar os métodos ágeis no RH, os processos acabam sendo mais estratégicos e focados. O profissional de RH consegue treinar os colaboradores, desenvolvê-los mais assertivamente e permite que o potencial seja valorizado e melhor aproveitado. 

Leia também: Sistema de RH: como escolher 

Como aplicar métodos ágeis no RH

É importante aplicar os métodos ágeis ao RH justamente para acompanhar a inovação tecnológica, de maneira eficaz.  

Hoje, cada vez mais a AI (Inteligência Artificial), Big Data e demais recursos têm sido agregados aos recursos humanos. Com isso, os profissionais de RH precisam de uma cultura organizacional do Agile para se adequarem a essa nova fase. Veja, então, algumas ideias de como aplicar os métodos ágeis no RH. 

Se aprofunde nos métodos ágeis

Para que as metodologias ágeis sejam aplicadas corretamente, é essencial que você conheça o universo ágil e seus métodos. Assim, é possível aplicá-los no seu RH. 

Uma dica é buscar profissionais que tenham aderência ao tema, que podem te ajudar a entender ainda mais sobre o assunto e desenvolvê-lo. 

Saiba as dores que podem ser resolvidos com os métodos ágeis

Mesmo antes das metodologias ágeis existirem, os gestores já realizavam esse mapeamento das dores e necessidades da empresa. Agora, com esse método, é fundamental saber com clareza o que as técnicas podem fazer pelos seus negócios. 
 
Dessa maneira, o Agile auxilia o RH a desenvolver talentos, reter bons colaboradores, guiá-los da melhor maneira e elevar a produtividade. 

Treinamento

Então, ao saber o que são os métodos ágeis e como eles podem ajudar a empresa e o RH, o próximo passo é treinar as equipes, a fim de torná-las capazes de aplicar essas técnicas no dia a dia.  

O treinamento baseado na metodologia ágil acontece por meio do aprimoramento das habilidades, tornando o aprendizado treinamento mais direcionado e prático.  

Sendo assim, os líderes de RH podem, por meio do diálogo, determinar melhores horários para capacitação e treinamento, recolher dúvidas, incentivar o aprendizado e habilidades. Sempre trabalhando no envolvimento e cultura do feedback. 

Mudança de mindset

Por fim, mas não necessariamente a última etapa, pois pode ser desenvolvida a qualquer momento, é a mudança de mindset. Assim, muda-se de um RH tradicional em um RH Ágil. 

Essa modificação traz a aplicação dos métodos ágeis, a fim de mudar a forma como os colaboradores são vistos e tratados, promovendo conceitos de um RH estratégico e com foco em ser efetivo. 

5 Benefícios dos métodos ágeis no RH

Além de promover rapidez e fluidez aos processos, um RH baseado na metodologia ágil é capz de promover benefícios para o próprio setor e empresa de maneira geral. Acompanhe: 

  1. Um RH mais estratégico; 
  1. Maior confiança em relação ao RH; 
  1. Melhora da agilidade; 
  1. Simplificação de processos; 
  1. Aumento da produtividade. 

Os métodos ágeis são de fato importantes na atualidade, tanto na cultura organizacional quanto na implantação de novas tecnologias.  

Portanto, ter um RH baseado em metodologias ágeis auxilia a empresa a atrair e reter talentos, elevar a atuação e ajudar na competitividade.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?