Líderes de RH:  e as aplicações do método ágil nos dias atuais 

Compartilhe:

Estamos em um momento de reinvenção dos valores e no modo de gerir os negócios, então começamos com uma pergunta: os líderes de RH possuem estratégias eficazes para conduzir os novos processos?
É seguindo este roteiro que abordaremos no artigo a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a aplicação do método Agile. Antes de aprofundarmos no assunto dos líderes de RH, você já ouviu falar da metodologia agile ou ágil?

 Metodologia ágil

A metodologia ágil é um modelo e uma filosofia que propõe alternativas à gestão de projetos tradicional e tem a função de aprimorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. O objetivo final é fazer entregas com rapidez e com maior frequência, conforme surgem as necessidades.
Mas o que tem a ver essa metodologia com o dia a dia dos líderes do departamento de RH?
Seguindo todas as mudanças causadas pela pandemia global, cada vez mais se fez necessário o apoio de ferramentas e tecnologias que aprimorassem as demandas das equipes com o mesmo rendimento de quando elas estavam no modelo presencial.
Embora, muitas companhias tenham sido pegas de surpresa, muitos gestores já utilizam alguma variação de métodos e princípios ágeis na função de RH.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Transformação ágil no RH

Grande parte dos líderes de RH entendem que suas companhias estão enfrentando uma transformação agile, como ferramenta para aprimorar a performance e os resultados organizacionais.
A importância de uso da metodologia, se faz presente entre os líderes, no entanto ainda há uma incerteza geral sobre a aplicação dos princípios à área de Recursos Humanos.
Pesquisas recentes do Gartner apontam que 78% dos líderes de RH não possuem uma estratégia definida nem resultados para orientar sua aplicação de agilidade nas suas atividades.
Pois o impacto causado pelas mudanças no modelo de trabalho pressiona veementemente a rotina dos profissionais, com ações que vão desde corte de custos, restauração de produtividade dos colaboradores e aperfeiçoamento na experiência e nas novas políticas na gestão de pessoas.

Implementar a metodologia ágil no RH

Ainda de acordo com a consultoria, os líderes de RH têm a oportunidade de introduzir princípios ágeis por duas vias principais, são elas:
Projetos de RH: que impulsionem, otimizem e criem novas alternativas para a área.
Modelo operacional de RH: baseado nas formas formais e informais do RH realizar o trabalho e agregar valor à organização.
Sobretudo, após as pesquisas é que 63% dos líderes de RH estão interessados em ajustar-se rapidamente aos novos modelos, isso porque ao adotar os métodos ágeis o RH conseguirá dar o suporte e também soluções eficientes a toda a companhia.

Resultados positivos

Portanto a adoção à metodologia em destaque garante que os lideres ofereçam ao time estratégico o espaço, juntamente de ferramentas precisas que auxiliem nas resoluções de problemas de alto impacto, ou seja, estamos no momento de ressignificar as ideias, assim deve ser a cabeça dos líderes, somar os benefícios dos processos ágeis para identificar onde o RH terá o impacto mais estratégico.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?