|

Indústria da Manufatura – O que é?

indústria manufatura

Compartilhe:

Resumo

A indústria da manufatura se modernizou ao longo da história e hoje é parte fundamental da economia do mundo.
Hoje no blog da StarSoft você vai aprender um pouco mais sobre o que é a indústria manufatureira e sua evolução ao longo da história até os dias de hoje, em plena 4ª Revolução Industrial.
O homem moderno construiu o mundo que conhecemos hoje pela habilidade de transformar matéria prima em novo itens de sua necessidade.
Desde a 1ª Revolução Industrial, o que conhecíamos como atividades manuais ganharam escala e velocidade – daí nasceram as indústrias que dominaram toda a Europa Ocidental, América do Norte e o resto do mundo.

O que é a Indústria da Manufatura

Este segmento pode ser entendido como toda e qualquer empresa, independente do porte, que transforma matéria prima em um produto, seja este o produto final ou parte de um produto que ainda será montado.
Setores como a construção civil, indústrias de peças para aeronaves, automóveis, tecnologia, bem como seus produtos finais, indústria alimentícia, entre outros fazem parte da área manufatureira.
Atualmente, o setor da indústria no Brasil é responsável por 20,2% dos empregos formais, além de ser representar 20,9% do PIB nacional.
PIB nacional
Em comparação com outros setores de mercado, é a 2ª área de maior contribuição, ficando atrás apenas do setor de serviços (59%).
Fonte: Portal da Indústria
A manufatura também é conhecida como “segundo setor”, e ao longo dos anos teve seus processos aprimorados com foco em otimização para produção em larga escala.
Após a Revolução Industrial, o processo “manual” foi ficando cada vez mais automatizado, dando seu lugar para máquinas que fazem o mesmo trabalho, potencialmente sem erros e com maior velocidade.
Saímos das máquinas à vapor, passando por soluções elétricas, automações e caminhando para a inteligência artificial e big data.
A área da indústria, especialmente, explora melhorias em seus processos, com melhor aproveitamento e controle, não só com máquinas melhores, mas com tecnologias que criam um ambiente estratégico de melhorias.
Estamos vivendo a era da Indústria 4.0, em que a tecnologia pode ser uma aliada para empresas de todos os tamanhos.
A agilidade dos processos se torna vital para competir com o mercado, além de outras exigências que também precisam ser atendidas, como qualidade da entrega, sustentabilidade, responsabilidade social, segurança do trabalho, entre outros.
A transformação digital no setor manufatureiro começa com a implementação de novas tecnologias e soluções mais bem pensadas para a realidade atual. Produção otimizada e automação de processos em larga escala são apenas o começo do que a tecnologia pode oferecer para as indústrias.
 
Desde produção à suprimentos e gestão de frotas, a StarSoft está de mãos dadas com a indústria desenvolvendo as melhores soluções em tecnologia.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?