Hub de integração com marketplace: entenda!

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Conforme dados extraídos da 42ª Edição do Webshoppers, as vendas realizadas em marketplaces representam 78% do faturamento total das compras online. Tal dado demonstra como o hub de integração com marketplace é importantíssimo dessa fase. 

Portanto, neste artigo, vamos abordar o que é um integrador de marketplace e como ele é um recurso essencial para os negócios online, expansão e produtividade. Leia o texto na íntegra! 

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O que é o integrador de marketplace?

O integrador de marketplace é uma plataforma que ganhou força nos últimos tempos, muito por conta do crescimento das vendas pela internet. Com isso, esse recurso permite a integração entre contas de diferentes canais de vendas. 

Essa inovação também é conhecida como “Hub de Integração”, que auxilia os empreendedores a automatizarem a gestão empresarial. 

Desse modo, a divulgação dos produtos é feita diretamente por meio do hub. Isso é possível, pois a plataforma consegue conectar as ofertas aos principais marketplaces do mercado.  

Mas, o que isso significa? Representa uma economia de tempo gigantesca, já que os empreendedores e seus colaboradores não precisam cadastrar manualmente os produtos nas plataformas de vendas online. Tudo ocorre de maneira automática e estratégica. 

Como funciona?

O hub de integração com marketplace funciona como um gerenciador, que concentra todas as informações importantes todas num único loca. Dados, como: pedidos, estoques, entregas e notas fiscais são registrados de maneira automatizada. 

Ah, esse integrador também possibilita que os gestores tenham de insights administrativos. Assim, eles acompanham as movimentações pelo painel de controle e pode promover mudanças a partir de estratégia. 

Então, com essa automatização e possibilidade estratégica, você pode usufruir de funcionalidades, como: 

  • Gerenciamento de Produto; 
  • Criador de Anúncios; 
  • Controle de Expedição/Estoque; 
  • Acompanhamento de Entrega; 
  • Conexão com ERP. 

Ou seja, o hub de integração funciona como uma central de informações e gerenciamento. Assim, os gestores ficam mais tranquilos e seguros para tomar decisões. 

Vantagens de um hub de integração com marketplace

Para que os empreendedores consigam compreender a importância do hub de integração com marketplace, listamos as principais vantagens do uso dessa ferramenta. Confira! 

Otimização dos processos

Ter processos otimizados é fundamental para entregar a satisfação dos consumidores e retenção desses clientes. Por isso, o integrador de marketplace é tão importante, pois garante isso aos negócios. 

Como é possível? Bom, a partir dessa ferramenta, você pode visualizar sua operação, pedidos com maior urgência e possíveis problemas.  

Assim, a produtividade é elevada e os colaboradores podem agir de maneira estratégica. Por conta também da automação, a logística é elevada e os índices de erros são menores. 

Centralização dos dados

A principal função do hub de integração é centralizar as informações do seu negócio em uma única. Assim, os colaboradores conseguem visualizar facilmente o status de cada venda, atualizações e demais dados com facilidade. 

Aumento das vendas

Esse aumento das vendas acontece como consequência indireta da utilização do hub de integração. As causas são diversas, por ter uma estrutura estará mais organizada, integração com vários espaços de venda e maior visibilidade dos produtos.  

Além disso, você pode melhorar as estratégias de marketing e vendas, e também automatizar as ações operacionais. 

Melhor pós-vendas

Por ter a capacidade de integração com serviços de logística, o vendedor consegue acompanhar o status de cada entrega e atender melhor os clientes. 

Desse modo, o pós-venda acontece com mais rapidez, mais assertivo e oferece confiança aos consumidores. Assim, eles voltam a comprar seus produtos. 

Como escolher um hub de integração?

Em muitos casos, os empreendedores buscam um hub de integração de marketplace, pois os negócios estão crescendo e eles precisam de uma tecnologia capaz de suportar esse aumento. 

Por esse motivo, é importante escolher um integrador de marketplace com sabedoria e de maneira estratégica, para que não ocorram problemas. Então, veja algumas dicas que vão te ajudar a escolher a melhor plataforma. 

Comece com planejamento 

Antes de ir em busca de um hub de integração para marketplace, avalie qual é o momento do seu negócio e se está preparado financeiramente para esse investimento. 

Então, caso esse seja o melhor momento para investir nessa plataforma, recomendamos que monte um planejamento, prepare sua equipe e escolha o recurso ideal para seu tipo de negócio. 

Avalie o custo-benefício

Para saber se vale o investimento, você precisa analisar os benefícios que a plataforma trará para o seu negócio, quanto isso vai custar e se é viável o investimento.  

Dessa maneira, você vai poder escolher o hub que melhor se encaixa com seu negócio, o que trará de vantagem e o que você terá que fazer para implantar o hub. 

Compatibilidades na integração 

Verificar a compatibilidade com as plataformas é importante, para realizar a melhor escolha do Hub de integração. Por isso, trace uma estratégia e mapeie em quais plataformas você vende ou pretende vender. 

Ah, existem também as ferramentas nichadas. Portanto, se você faz parte de um nicho, procure fornecedores de hub de integração com marketplace de acordo com seu segmento de atuação. 

Avalie as funcionalidades 

Agora que você já sabe quais plataformas você quer estar inserido, quais seus objetivos e quanto pode investir, o próximo passo é entender as funcionalidades de gestão. Ou seja, veja se essa ferramenta proporciona praticidade e agilidade. 

Portanto, é fundamental que esse novo recurso tecnológico venha para facilitar o dia a dia e proporcionar todas as vantagens que citamos. 

Capacidade de estrutura e gestão

O integrador de marketplace precisa suportar grabdes volumes de cadastros, vendas, informações e demais dados que giram seu negócio. Por isso, avalie a capacidade que a ferramenta tem para gerenciar pedidos, SKUs, estoque, Notas Fiscais e gerar relatórios. 

Avaliações extras!

Antes de, finalmente, fechar negócio, você pode avaliar os seguintes pontos: 

  1. Equipe de suporte; 
  1. Condições de frete que a plataforma facilita; 
  1. Múltiplos filtros; 
  1. Variedade de relatórios; 
  1. Desenvolvimento de promoções; 
  1. Custos adicionais. 

Conclusão 

Em suma, os empreendedores precisam avaliar dados fundamentais antes de investir em um hub de integração com marketplace, especialmente por ele ser um recurso essencial para as vendas online. 

O primeiro passo é saber a importância que o integrador de marketplace tem e quais funcionalidades ele proporciona aos empreendedores. 

Depois, avaliar o investimento é essencial, para que a escolha seja assertiva e não ocorram problemas. 

Leia também: Omnichannel: o que é a estratégia e como funciona 

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