Compartilhe:

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quase 4 milhões de brasileiros trabalham no regime de home office frequentemente.
Alguns especialistas da área de Recursos Humanos relatam que o desempenho dos colaboradores chega a ser  40% melhor do que aqueles que trabalham na empresa, uma vez que o colaborador vai estar em casa e dedicado aquela atividade.
 

BENEFÍCIOS

O regime de Home Office traz benefícios tanto para o colaborador quanto à empresa. Confira alguns:
A economia é um ponto importante na modalidade de trabalho remoto. A redução dos gastos com transporte, no deslocamento até o local de trabalho ou reuniões presenciais, manutenção do ponto comercial, alimentação em restaurantes são alguns benefícios colhidos pela empresa e pelo colaborador.
Outra vantagem que pode impactar, para melhor, a performance da empresa é a flexibilidade de horários. Algumas pessoas são mais produtivas na madrugada, e trabalhando em casa é mais fácil realizar as tarefas no momento de maior concentração. Outro exemplo seria um suporte dedicado para atender clientes que tenham operações em diferentes fusos horários.
Contribui para a retenção de talentos, afinal o home office é um benefício que pode fazer parte do pacote de benefícios da empresa. O que auxilia também na contratação de especialistas e talentos sem a preocupação da distância.
Acordar e ir para o trabalho! Essa é a rotina diária de quase todo trabalhador, mas a comodidade de ir trabalhar no cômodo ao lado não tem preço! Sem perder horas no trânsito o colaborador ganha mais tempo livre. Mais tempo para ficar com a família, maratonar uma série, aprender outro idioma, tudo isso pode ser conciliado com o home office.
Essa comodidade acaba impactando diretamente na qualidade de vida do colaborador. Um colaborador feliz tende a produzir mais e melhor.
 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

PONTOS NEGATIVOS DO HOME OFFICE

Em contrapartida o home office também tem alguns pontos desfavoráveis.
A falta de interação com o ambiente de trabalho, pode diminuir as ações criativas da empresa, justamente pela falta da conversa entre os colaboradores. Nessa caso o uso da tecnologia pode diminuir esse impacto negativo. O uso e ferramentas de vídeoconferências e reuniões como Skype e GoToMeeting podem ajudar a manter a troca de informações e comunicação.
As distrações que podem surgir em casa também pode ser um inimigo para uma boa performance no home office. Uma sugestão para evitar tais distrações é manter uma rotina também trabalhando em casa, preparar o seu cantinho de trabalho, manter os horários de início e término da jornada, incluindo também as pausas para o cafezinho (que independente do lugar não pode faltar de jeito nenhum! ☕)
 

ABUSE DA TECNOLOGIA

Para garantir que a sua equipe mantenha a produtividade mesmo que à distância conte com ferramentas modernas e preparadas para as adversidades do mercado. A StarSoft possui soluções que promovem um bom desempenho em qualquer lugar, provando que a tecnologia realmente aproxima.
ERP em nuvem
O ERP StarSoft Applications é disponibilizado em nuvem, onde o seu maior benefício está na facilidade de acesso, que pode ser feito de qualquer lugar e com qualquer dispositivo para analisar dados de todas as áreas da empresa em tempo real, desde que tenha acesso à internet.
Consultoria Virtual
Dúvidas sobre prazos, envios e funcionalidades? Nada de pânico! A StarSoft tem um time de especialistas à postos para te ajudar. O suporte pode ser via telefone, direto pelo sistema ou por email. Tudo para que as operações do seu dia a dia continuem a todo vapor.
Implantação remota
Com o objetivo de melhorar a capacitação dos usuários finais do sistema e diminuir o tempo de implantação, a StarSoft criou o treinamento guiado. O treinamento é feito de maneira 100% online, oferendo flexibilidade no calendário dos treinamentos.
Portal RH
Através do Portal RH, é possível que o colaborador consulte, em tempo real: férias, controle de EPIs, holerites, escala de trabalho, vagas em aberto, cursos internos disponíveis, mural de comunicação interno entre outros. Isso gera uma queda nas consultas à equipe de RH referentes aos processos de RH e promove automatização e mais transparência nos processos.
 

CULTURA ORGANIZACIONAL PREPARADA

No entanto, para que haja a possibilidade da implementação do regime de home office, a cultura organizacional deve estar totalmente aberta e preparada.
Isso porque, não é apenas autorizar os seus colaboradores a trabalharem à distância, mas sim fornecer a estrutura necessária como computadores, ferramentas e softwares para que o colaborador consiga desempenhar todas as suas atividades como faria no escritório. Tudo para diminuir os impactos e dificuldades de implantação da nova rotina de home office.
 
Quer conhecer melhor as soluções corporativas da StarSoft e entender como podemos ajuda-lo a otimizar os processos das suas operações diárias?
Então acesse nosso site e preencha este formulário para tirar suas dúvidas e fazer seu orçamento.
 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?