Compartilhe:

Você faz a gestão de combustível da sua frota de veículos? Se ainda não faz, descubra no post de hoje porque começar a realizar esse controle!

Descobrir qual combustível é mais rentável

Esta é uma das principais vantagens para frotas que operam com veículos flex, que podem ser abastecidos com gasolina ou com álcool. Afinal, fazendo a gestão do combustível, é possível descobrir qual deles é mais rentável quanto ao custo benefício.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Encontrar os melhores fornecedores

A gestão de combustível também ajuda a encontrar os melhores fornecedores para sua frota. Afinal, com ela pode-se identificar o uso de gasolina adulterada. Basta acompanhar o desempenho dos veículos. Fique de olho caso eles estejam rendendo mais ao abastecer em um posto do que em outro. Assim, o posto que estiver comercializando gasolina duvidosa pode ser evitado.

Fazer uma previsão de gastos mais assertiva

Com os dados obtidos na gestão de combustível, é possível realizar uma previsão de gastos mais assertiva. Isto promove uma previsibilidade financeira exata.
Esse fator é muito importante para a empresa como um todo. Isso porque assim pode-se reservar exatamente os recursos necessários para o funcionamento eficiente da frota. Desta forma os imprevistos financeiros são evitados.

Tornar a frota mais eficiente

A gestão de combustível pode demonstrar alguns comportamentos que os motoristas adotam e que aumentam o consumo. Como por exemplo rodar com os pneus descalibrados, pisar fundo na arrancada, colocar o veículo em ponto morto, entre outros.
Basta avaliar qual foi o volume de consumo de combustível em um mesmo carro com motoristas diferentes. Com esses dados, pode-se avaliar a necessidade de possíveis treinamentos para educar os motoristas no sentido de economizar o combustível.

Avaliar os motoristas

A gestão de combustível também é fundamental para avaliar o comportamento dos motoristas no que se refere ao abastecimento. Com ela, dá para saber se os motoristas estão abastecendo os veículos na regularidade adequada.
Isso é importante, uma vez que maus hábitos como manter o tanque cheio demais ou sempre na reserva podem prejudicar a frota. O que acaba resultando em manutenções corretivas mais frequentes, aumentado os gastos da empresa.
Como fazer a gestão de combustível?
A melhor forma de fazer a gestão de combustível é com o apoio de um sistema. Como o módulo gestão de frotas da StarSoft. Com ele, é possível controlar o consumo de combustível desde a origem do abastecimento. O módulo também apresenta dados como a média de consumo, quilômetros percorridos, custos por quilômetro rodado, entre outros.
Acesse o site para descobrir como a StarSoft pode te ajudar na gestão de combustível da sua frota.
 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?