Folha de pagamento – O que é?

o-que-é-folha-de-pagamento

Compartilhe:

A folha de pagamento, também conhecida como contracheque ou holerite, é um dever de todas as empresas e um direito de cada colaborador registrado. No post de hoje você vai descobrir o que é este documento, para que serve e quem pode elaborá-lo.

O que é folha de pagamento?

No Brasil, a folha de pagamento trata-se de um documento obrigatório que deve ser emitido pelas empresas.
Seu objetivo é organizar e registrar valores relacionados às remunerações dos colaboradores, com seus respectivos descontos e acréscimos. Além de permitir a fiscalização trabalhista e previdenciária por parte do governo. Isso porque o documento serve como comprovante de arrecadações de verbas trabalhistas.
Já para as empresas, seu valor é inestimável para extração de dados para o controle financeiro.
A folha de pagamento é elaborada baseada em diversos cálculos e na análise dos vários elementos que compõem a remuneração. Como por exemplo bônus, descontos, faltas, atrasos e horas extras, além do salário. Com isso, podemos entender este documento como um histórico do colaborador na empresa.
Confira este post para compreender cada elemento que compõe a folha de pagamento. Se quiser descobrir como realizar o cálculo deste documento, também pode ler este outro texto.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Elementos da folha de pagamento

Acabamos de dizer que a folha de pagamento não precisa seguir um padrão, apenas respeitar alguns critérios. Isso porque existem alguns elementos que devem, obrigatoriamente, estar presentes no documento. Como por exemplo:

  • Nome do trabalhador (segurado)
  • Cargo do funcionário ou serviço prestado
  • Valor bruto do salário
  • Montante da contribuição de Previdência, abatido do salário
  • Valor líquido – ou seja – a quantia que o colaborador de fato irá receber.

A folha de pagamento é impressa em pelo menos duas vias, sendo que uma delas fica com o empregador. A outra é entregue ao colaborador, para arquivo pessoal. É importante que ambas sejam assinadas pelo trabalhador com a data em que foram recebidas.

Quem elabora a folha de pagamento

Geralmente, as empresas deixam a folha de pagamento a encargo da equipe de recursos humanos ou departamento pessoal. Outras – geralmente as pequenas – podem optar por um escritório de contabilidade para cuidar da elaboração deste documento.
Atualmente, o mais comum é que a folha de pagamento seja feita em sistemas de gestão especializados. Inclusive, esta é uma das melhores alternativas, especialmente quando lembramos que erros neste documento podem levar a processos trabalhistas.
Nos softwares, reduz-se a possibilidade de erros já que as taxas são pré estabelecidas e os cálculos são feitos automaticamente. Sem falar que otimiza e facilita muito o trabalho da equipe de recursos humanos.
O módulo StarSoft Applications RH é  um exemplo de sistema que traz praticidade, segurança e assertividade à folha de pagamento. Com suas funcionalidades, o departamento pessoal  pode desburocratizar suas tarefas e agilizar suas atividades, simplificando a gestão de pessoas.
Entre em contato para saber mais sobre o módulo ou preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?