Fluxo de Caixa – O que é?

Compartilhe:

O fluxo de caixa é um aspecto fundamental em todas as empresas, refletindo o estado atual de suas finanças e podendo prever seu estado futuro. Descubra, no post de hoje, a importância deste elemento financeiro para o seu negócio.

Fluxo de caixa – O que é?

De acordo com o Sebrae, cerca de 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabe afirmar se estão tendo lucro ou prejuízo. Isso significa que, ou o fluxo de caixa não está sendo feito ou que seus dados não estão sendo bem interpretados. E isto pode ser fatal para os negócios.
O fluxo de caixa é essencial para manter o controle da organização financeira da empresa. Isso porque ele é que aponta o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa.
É importante, portanto, que tudo o que envolve ganhos ou gastos seja devida e fielmente registrado. Somente assim o retrato financeiro da empresa será fiel à realidade.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Ferramenta estratégica

As informações que compõem o fluxo de caixa são extremamente úteis para promover uma tomada de decisões mais assertiva. Afinal, estes dados indicam qual é o real estado financeiro da empresa.
Digamos que você tenha feito uma ação promocional para atrair clientes, oferecendo descontos especiais. Ao final, descobre que vendeu 15% mais do que o esperado, alcançando um faturamento de R$ 60 mil. Parece uma boa notícia, não? Ao registrar as receitas, porém, você acaba descobrindo que a promoção elevou as despesas e, somando todos os valores, o gasto total foi de R$ 58 mil. Ou seja, não foi uma ideia tão boa quanto apareceu em um primeiro momento.
Este exemplo demonstra como o fluxo de caixa oferece uma visão mais realista das finanças da empresa.

Vantagens do fluxo de caixa

Já demonstramos o quanto o fluxo de caixa é importante. Agora, então, vamos apontar as principais vantagens que ele pode oferecer:

  • Possibilidade de controlar, planejar e prever entradas e saídas dentro de um prazo determinado
  • Descobrir se o recebimento por vendas será capaz de cobrir as despesas contraídas e previstas
  • Observar o quadro financeiro da empresa (favorável ou desfavorável)
  • Avaliar se há possibilidade de se realizar liquidações, promoções ou oferecer descontos
  • Reajustar preços de venda com base em dados sólidos.

Além disso, o fluxo de caixa pode contribuir para o planejamento de ações futuras do negócio. Isso permite que os pagamentos e recebimentos sejam melhor organizados e ajuda a projetar ajustes para atenuar perdas. Sem falar que possibilita a projeção de investimentos para o crescimento do negócio.
O fluxo de caixa pode também ser usado para medir a capacidade de geração de capital. Seja em curto, médio ou longo prazos. Sendo que, para isso, basta observar o saldo existente em comparação com o fluxo de caixa operacional. Ou seja, quando já foi descontado o pagamento do serviço da dívida ou o recebimento de novos empréstimos.
Repetindo: para que tudo isso seja possível, contudo, os registros do fluxo de caixa precisam estar atualizados. Além de que os dados precisam ser registrados sempre, independente da movimentação. Caso contrário, o cenário demonstrado pelo apontamento não será compatível com a realidade.

Sistema de gestão para fluxo de caixa

O ideal é que os registros do fluxo de caixa sejam realizados em softwares próprios. Assim, as informações estarão protegidas, o trabalho é facilitado e a visualização dos resultados é mais prática.
Com o módulo Gestão Financeira StarSoft Applications, por exemplo, você eleva sua performance financeira. Para tanto, ele oferece ferramentas para fechamento, decisão de pagamentos, simulação de investimentos e empréstimos. Bem como a visão do fluxo de caixa de curto e longo prazos. O sistema disponibiliza, ainda, indicadores que acompanham a saúde financeira do negócio.
A Gestão Financeira StarSoft Applications ® oferece apresentação gráfica e exportação de informações previstas e realizadas. Aliás, todos os eventos disponíveis podem ser consultados no formato drill down, podendo ser exportados para outras ferramentas. Como por exemplo o Excel.
O sistema permite a consulta dos acontecimentos financeiros relacionados aos fluxos em determinado período. Oferece, ainda, a visualização em diferentes moedas. Aceita, inclusive, a manipulação, alteração, inclusão ou exclusão de informações, projetando diferentes cenários.
Quer conhecer melhor este módulo e tudo o que ele pode oferecer? Entre em contato ou preencha um formulário solicitando uma demonstração!

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?