Empreendedorismo digital: como a tecnologia impulsiona pequenos negócios

Compartilhe:

Com a aceleração digital, a tecnologia é utilizada como uma aliada nos negócios, principalmente neste momento de empreendedorismo digital para as pequenas empresas. Mas, como escolher as melhores inovações, já que existem inúmeras opções? 

Além disso, todos os dias surgem novas ferramentas, recursos e motivações. Novos recursos são pensados, testados e lançados no mercado de maneira constante e muitas delas são capazes de revolucionar negócios.  

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Será que você tem feito uso de tudo que está ao seu alcance? Então, leia o conteúdo e saiba mais sobre o tema e reavalie seu negócio, a fim de utilizar a tecnologia a favor do seu crescimento. 

Cenário do empreendedorismo digital no Brasil 

Impulsionado também pela pandemia, o empreendedorismo digital no Brasil saltou em 2020 e passou por grandes renovações.  

Conforme dados divulgados pelo Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020, 87,5% das empresas nacionais aceleraram seus projetos de transformação digital no ano anterior. Uma boa parcela disso é representada pelos pequenos negócios. 

Ou seja, a tecnologia possibilitou que muitos negócios se reinventassem e que surgissem novos modelos também. Além disso, a adoção de atuais recursos foi uma saída para as pequenas empresas que precisaram se manter durante o isolamento social. 

Isso se comprova com o levantamento produzido pela Capterra, o qual apresenta que 43% das pequenas e médias empresas brasileiras adotaram novas tecnologias para que suas operações se mantivessem. Os dados foram divulgados em abril de 2020. 

Assim, é importante olhar para esse cenário e se inspirar a mudar também, acompanhar as transformações digitais com estratégia e investir em inovações que fazem crescer. 

Benefícios da tecnologia nos negócios 

Buscar inovar na empresa e investir no empreendedorismo digital são tarefas essenciais para o crescimento dos negócios. Assim, ao realizar essas tarefas, os empreendedores e até mesmo antigos executivos atribuem grandes mudanças significativa para suas empresas. 

Para exemplificar como a tecnologia é aliada nos negócios e pode proporcionar benefícios importantes, separamos algumas vantagens. Acompanhe: 

  • Modernização dos processos; 
  • Expansão do alcance; 
  • Melhora nos produtos/serviços; 
  • Maior produtividade dos colaboradores; 
  • Redução de tempo e custos; 
  • Melhora na segurança dos dados; 
  • Expansão de mercado; 
  • Maior controle dos gestores; 
  • Ampliação da satisfação dos clientes; 
  • Ganho de competitividade no mercado. 

Existem outros benefícios que a transformação digital proporciona às empresas, especialmente quando falamos de métodos de produção, pois ela é uma grande aliada na modernização e ampliação. 

Além disso, os executivos podem medir os resultados em curto tempo de uso, já que, em muitos casos, as mudanças positivas acontecem quase que instantaneamente. Exemplo disso são os e-commerces, que apresentam maior número de venda em pouco período. 

5 inovações do empreendedorismo digital 

O futuro já chegou para as pequenas empresas e, muitas delas, têm inovado conquistado melhorias por conta dessa renovação. Sendo assim, confira algumas tecnologias que tem impulsionado melhores resultados. 

Big Data 

Tem dúvida do que significa Big Data para as pequenas empresas? Nós respondemos para você. Essa tecnologia é crucial para promover os 3V’s: Volume, Variedade e Velocidade dos Dados. 

Assim, sua aplicação acontece por meio de um conjunto de técnicas que conseguem analisar inúmeros dados e possibilita que os empreendedores tomem decisões mais assertivas. 

Internet das Coisas (IoT) 

Um estudo da Zebra Technologies identificou que 37% das PMEs brasileiras já fazem automação de processos por meio da IoT. Os dados divulgados em 2020, então, demonstram como essa inovação tem sido crucial para as pequenas empresas, especialmente para melhorar produtividade. 

Alguns exemplos de IoT nas pequenas empresas são: inteligência artificial com chatbot, assistentes virtuais, automatização de ecommerces e outros. 

Computação em nuvem 

Na atualidade, a computação em nuvem está inserida na vida de todas as pessoas. Sendo assim, ao salvar uma foto, ouvir uma música via streaming e uso do e-mail. Nas empresas, a nuvem é essencial. 

A pesquisa Deloitte apresentou que os serviços em cloud aumentaram 26% nos negócios das pequenas empresas.  

Hoje, existem inúmeros tipos de nuvem: pública, privada e híbrida. Nuvem para todos os modelos e tamanhos de negócio. 

Leia também: Tudo sobre nuvem: conceito, tipos de computação e cuidados 

ERP 

Organizar a receita, pagamentos e demais dados financeiros e tributários da empresa em planilha é uma prática antiga, que pode atrasar os negócios. Os empreendedores migraram para meios atuais, e um deles é o ERP. 

ERP é um sistema de gestão empresarial que permite a organização dos dados em tempo real. Assim, os profissionais conseguem ser estratégicos e aproveitar melhor seu tempo. Além disso, as informações fiscais e financeiras ficam automatizadas e seguras. 

Esse sistema também gera mobilidade, pois os usuários conseguem acessar o software de qualquer lugar, com um computador autorizado. A nuvem é uma aliada do ERP, proporcionando benefícios significativos. 

XaaS no empreendedorismo digital 

XaaS no Brasil significa “tudo como serviço”, que permite a virtualização dos processos, baseando-se na computação em nuvem. Assim, surge as vertentes: SaaS, IaaS, PaaS e outras. 

Dessa maneira, o XaaS otimiza a produção e seus processos, proporcionado a oferta de inúmeros serviços por meio de soluções digitais. Esse modelo de negócio dispensa grandes infraestruturas e ambiente físico, e gera redução de custos. 

Sugestão de conteúdo: Você sabe o que é XaaS? Compreenda o conceito e seus benefícios 

Conclusão 

O empreendedorismo digital utiliza os recursos tecnológicos com a finalidade de ampliar sua atuação no mercado e gerar melhores resultados. Com a crise mundial, essa digitalização e procura por atuais ferramentas se elevou bastante e será uma tendência cada vez maior. 

Contudo, é importante entender quais tecnologias servem para seu negócio. A partir desse entendimento, você consegue investir de maneira assertiva e ter retorno sobre isso. 

Portanto, procure um fornecedor que saiba explicar sobre a tecnologia que utiliza e que passa confiança. Existem inúmeros recursos atualmente, basta ter planejamento e estratégia na hora de aplicar em sua empresa. 

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia e inovação? Acesse nosso Blog e confira os materiais disponíveis! 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?