EFD Contribuições – O que é?

EFD Contribuições - O que é?

Compartilhe:

Conhecer o EFD Contribuições é fundamental para manter sua empresa livre das multas e penalidades aplicadas em caso de atrasos. 
Aliás, as obrigações relacionadas ao EFD Contribuições devem ser entregues até o décimo dia útil do segundo mês posterior ao que se refere à escrituração. Por exemplo, as informações de outubro devem ser entregues até o décimo dia útil de novembro.

EFD Contribuições – O que é?

A EFD Contribuições é parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Seu uso é destinado a pessoas jurídicas e de direito privado. 
Este arquivo digital recebe as entregas relativas à escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins. Sendo que os seguinte blocos da EFD-PIS/Cofins compõem a EFD Contribuições:

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

  • Bloco 0 – Abertura, Identificação e Referências
  • Bloco A – Documentos Fiscais – Serviços (ISS)
  • Bloco C – Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)
  • Bloco D – Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
  • Bloco F – Demais Documentos e Operações 
  • Bloco I – Operações das Instituições Financeiras e Assemelhadas, Seguradoras, Entidades de Previdência Privada e Operadoras de Planos de Assistência à Saúde
  • Bloco M – Apuração da Contribuição e Crédito de PIS/Pasep e da Cofins
  • Bloco P – Apuração da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta
  • Bloco 1 – Complemento da Escrituração – Controle de Saldos de Créditos e de Retenções, Operações Extemporâneas e Outras Informações
  • Bloco 9 – Controle e Encerramento do Arquivo Digital.

Também é onde devem ser declarados os custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não cumulatividade. Isso de acordo com cada tipo de pessoa jurídica. 
Assim, a escrituração das contribuições sociais e dos créditos, além da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, é feita de modo centralizado, de acordo com o estabelecimento matriz da pessoa jurídica.
A EFD Contribuições, portanto, visa centralizar todos os dados analíticos que fundamentam a apuração do crédito e da contribuição do PIS e da Cofins. Com isso todas as informações relacionadas a estes eventos são apresentadas em um só arquivo digital.

Otimize as entregas

Para garantir as entregas das informações relacionadas ao EFD-Contribuições, nada melhor do que contar com um sistema confiável. 
Com o StarSoft Applications Gestão Fiscal, você pode entregar todas as informações devidas em um sistema seguro, prático e integrado. O software também facilita entregas de outras obrigações, como eSAT, ECD-Contábil, Livro Diário, EFD-Fiscal, Livro Razão e ECF-IRPJ, entre outros.
Entre em contato para saber mais sobre esta solução, ou preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?