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Pessoaspalavra no plural que representa um conjunto de indivíduos, tecnicamente é quem pertence à espécie humana.  

Falaremos simplesmente de nós humanos que carregamos diferentes experiências, gostos, escolhas e atitudes. 


O preconceito precisa ser demitido! 

Já não bastasse a pandemia que causa até hoje diversas situações tristes, ainda temos que lidar com exemplos inaceitáveis de “contaminação moral” através do racismo, homofobia, preconceito de gêneros, classe social entre outros. 

É alarmante que cada assunto deste ainda seja capa dos noticiários ou do dia a dia corporativo, mesmo sabendo que somos todos iguais independentemente da cor, crença, conta bancária ou cargo que ocupamos. 


Elimine o singular, invista no plural 

Mas você deve estar se perguntando o que este tema tem a ver com um artigo corporativo? E respondemos: TUDO! 

Para se ter noção uma pesquisa realizada no final de 2020 pela Consultoria Mais Diversidade para a Revista Você RH, aponta que a diversidade ganhará um enorme espaço na agenda empresarial, a pesquisa ainda conta que 97% das organizações ouvidas pretendem aumentar o investimento em 2021.  

Grandes nomes do mercado mundial são cases de sucesso no campo da inclusão, promovem muito além de posts virais de conscientização, mas fixam os valores da igualdade para todo o campo organizacional. Fica a dica! 


É hora de vestir todas as camisas 

Ainda segundo a pesquisa 65% das empresas nacionais não possuem um Programa de Diversidade e Inclusão estruturado, e apenas 28% contam com um departamento exclusivo sobre a pauta. 

O mapeamento foi elaborado junto a 293 organizações nacionais e multinacionais de diversos segmentos. 

Então, não deixe para depois o que se pode construir com a união! 

A pauta diversidade e inclusão não é modismo e quem não captar a mensagem ficará de fora dos olhares do mercado! O banco norte-americano Goldman Sachs, por exemplo, anunciou que não fará mais o IPO (abertura de capital) de organizações que não contem com a diversidade no board.  

Este é um exemplo claro que devemos investir na presença de mulheres, LGBT+, pessoas negras e jovens senhores.  

A inclusão vence barreiras e idades, a “Reserva” marca de vestuário brasileira é a prova viva disso, criou o espetacular projeto “Meninos de Ouro”, que tem como objetivo a contratação de pessoas mais velhas como seus colaboradores, o que fez a companhia ganhar as manchetes e aquecer o coração de muitos. É disso que o mercado precisa! 


Sensibilize os líderes 

Os líderes têm papel fundamental na orientação das pautas de diversidade, por isso as empresas devem investir em treinamentos do tema, moldar e ressignificar o ambiente de trabalho e estabelecer regras de respeitabilidade entre os colaboradores.  

E nem sempre o investimento precisa ser exorbitante, às vezes é questão apenas de abrir os caminhos e fazer simples ações, como: 

  • Dinâmicas com bate papos quinzenais  
  • Cartilhas informativas   
  • Programa de Podcasts sobre D&I 
  • Campanha de doações para os mais necessitados 

São atitudes leves com um poder tão grande de representatividade que toda a organização vai abraçar! 


A motivação gera produtividade 

Quando os colaboradores se sentem pertencentes a companhia, a motivação surge sobre os departamentos, traduzindo aquele sentimento leve de acordar todos os dias e agradecer ao ambiente diverso e repleto de energias positivas.  


Backgrounds diferentes solucionam problemas 

As diferentes culturas no âmbito organizacional tendem a impulsionar a marca a outros públicos. 

Empresas ligadas a D&I são mais criativas, para se ter noção times diversamente raciais tem um desempenho 35% maior sobre times que não seguem a linha plural, quando temos várias cabeças pensantes com sensos de opiniões diferentes é provável que novas possibilidades venham a surgir. 

Times que mulheres e homens têm a mesma quantidade chegam a 41% de ganhos na receita, sem dizer no engajamento e disposição dos colaboradores de irem além das suas responsabilidades. 


Use o RH como fonte de proximidade   

O departamento de RH pode ser um grande aliado para projetar a proximidade dos colaboradores à diversidade cultural e instruir as áreas a eliminarem o viés inconsciente que a falta de conhecimento sobre o assunto deixou na sociedade. 


Conclusão 

Não basta só dizer que é uma empresa que se preocupa com a diversidade cultural, seja uma referência para o seu colaborador, crie uma cultura de inclusão. Lembre-se: um ambiente inclusivo maximiza a produtividade e maximiza talentos na sua equipe. 

Abrace o plural, porque o mundo está repleto de singularidade! 


Loading… 

Ah, e o nosso upload está chegando na metade, coisas novas estão chegando para te ajudar a ter uma gestão mais humanizada e livre das complexidades, não perca as nossas atualizações, pois temos a certeza de que o que está por vir vai valorizar o imensamente o seu capital humano. 

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