Controle de Horas – Como Fazer?

Controle de Horas - Como Fazer?

Compartilhe:

Realizar o controle de horas é importante para garantir que os trabalhadores estão cumprindo adequadamente sua jornada de trabalho. Mas também é uma forma da empresa assegurar que está cumprindo a lei, no que se refere ao limite máximo de horas que o funcionário pode trabalhar. Por isso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas de como fazer este controle.

Controle de horas – Como fazer?

Existem diversas formas de se realizar o controle de horas em uma empresa. Confira abaixo algumas delas:

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Livro ponto

Uma das alternativas mais simples de controle de horas é o livro ponto. Esta solução geralmente é adotada por micro e pequenas empresas. 
Uma opção barata, o livro ponto não registra o momento de chegada dos trabalhadores, mas sim o momento em que iniciam suas atividades.
Por ser preenchido manualmente, o livro ponto pode não ser muito confiável. Isso porque fica a critério do trabalhador indicar o momento de sua chegada e saída. Ou seja, não existe forma de provar que aquele registro é fiel aos horários do colaborador.

Cartão

O cartão geralmente é empregado pelas grandes empresas, sendo um controle de horas mais confiável do que o livro ponto.
Este sistema de registro armazena todas as informações relevantes sobre cada trabalhador em um cartão. Por sua vez, o cartão é utilizado para registrar o ponto deste funcionário, com todos os dados referentes a ele.
Ainda que seja mais moderno e confiável, não é totalmente seguro pois um funcionário pode bater o cartão pelo outro.  

Biométrico

Uma das soluções mais confiáveis, o controle de horas por meio do sistema biométrico é uma opção moderna e segura.
Nesta alternativa, o funcionário tem suas digitais registradas e as utiliza para bater o ponto. Esta modalidade costuma ser acompanhada também pelo cartão, reforçando ainda mais sua confiabilidade.
Mesmo sendo uma solução moderna, o sistema biométrico é acessível a empresas de qualquer porte.

Controle digital online

A opção mais moderna, prática e funcional que o mercado possui atualmente é o controle de horas digital online.
Esta alternativa permite que o ponto seja batido no notebook ou PC do trabalhador. Alguns possibilitam que o ponto seja batido até no smartphone do colaborador. 
Com o controle digital online, é possível acompanhar a marcação de ponto e o banco de horas de cada trabalhador em tempo real. Assim, o sistema mantém as horas extras dos funcionários atualizadas todos os dias.
Além disso, com ele, os gestores podem lançar atestados e justificativas de faltas diretamente na plataforma. Dessa forma, a solução garante maior praticidade às tarefas relacionadas ao controle de horas.

Adote um controle de horas seguro e eficiente com a StarSoft!

O Ponto Eletrônico do StarSoft Applications RH é um recurso inovador de acompanhamento de frequências de funcionários na empresa. Uma ferramenta que oferece total controle de horas às organizações.
Flexível, o sistema cria várias cargas horárias em um mesmo dia, possibilitando a inserção de horários alternativos para determinado colaborador. Isso tudo sem alterar o horário de contrato.
Quer conhecer todas as funcionalidades desta solução? Entre em contato para conhecer melhor este módulo ou preencha o formulário para solicitar uma demonstração.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?