Compartilhe:

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Há tempos o RH têm ganhado força na gestão das empresas. Coisso, investimentos no setor também aumentaram.

 

Conforme estudo da Delloite, ainda em 2017, 56% das organizações pesquisadas já desenvolviam novos programas para o RH.  

Assim, surge até mesmo novos cargos significativos, como é o caso do CHRO – Chief Human Resources Officer. Por isso, este conteúdo vai abordar como esse profissional pode ser estratégico em 2022 e ampliar os resultados do seu setor e de toda empresa. Acompanhe o texto na íntegra! 

O que é um CHRO? 

O CHRO é um termo importado, mas que faz todo sentido no Brasil, pois significa “diretor de recursos humanos”. Esse é um profissional encarregado de gerir os colaboradores da organização, obviamente, com o auxílio de outros gestores e membros de sua equipe. 

Assim, fica responsável pela gestão do capital humano de uma empresa, além de administrar também os sistemas de tecnologia de RH. 

O rápido desenvolvimento da tecnologia agregado ao RH e adoção de softwares de gerenciamento de pessoas fizeram aumentar também a importância do CHRO, principalmente para auxiliar os outros profissionais, aumentar a conformidade e relevância do setor. 

Habilidades importantes 

Para ser um diretor de RH não basta apenas administrar, é necessário ter certas habilidades que envolvem sensibilidade para lidar com pessoas, flexibilidade a resolução de conflitos e saber delegar tarefas. Além disso, você pode desenvolver: 

Comunicação assertiva 

A comunicação influencia bastante nas relações de trabalho. Assim, um CHRO precisa desenvolver o diálogo assertivo, ou seja, que seja objetivo, coerente e respeitoso. 

Aplicar conformidade 

Uma das habilidades de um CHRO é saber identificar problemas de conformidade e procurar meios de resolvê-lo. E ter um envolvimento maior com as outras gestões possibilita isso. 

Capacidade de instruir 

Instruir seus colaboradores é tão importante quanto conseguir delegar funções. Saber instruir novos membros da equipe, passar conhecimento à frente e políticas existentes é primordial para o funcionamento do grupo. 

Proficiência tecnológica 

A transformação digital fez com que todos os profissionais se adaptassem a essa nova era quase que totalmente virtual, assim, o CHRO precisa ter proficiência tecnológica a grande parte dos recursos e ferramentas. 

Além dessas habilidades, é importante que o líder de RH cuide da qualidade de vida e saúde emocional de seus colaboradores. Afinal, essas pessoas são fundamentais para o desenvolvimento das ações. fatores afetam 100% da produtividade e desempenho das mesmas na empresa. 

Como um CHRO pode ser ainda mais estratégico? 

Como vimos, o CHRO é um profissional importantíssimo para as empresas, pois se coloca como forte liderança a favor dos colaboradores, com foco em gerar melhores resultados para a empresa. 

Por isso, alavancar-se fará com que seja ainda mais estratégico ao longo de 2022. Mas, como fazer isso? Deixa que te explicamos! 

Otimizar processos de RH 

Conforme demonstra a pesquisa da McKinsey, o RH das empresas que melhor trabalham suas operações levam, em média, 40% de seu tempo empregado nas tarefas. Por isso, otimizar os processos de recursos humanos é um meio de se tornar ainda mais estratégico. 

Estreitar ainda mais o relacionamento com outras áreas 

Relacionamento com outras áreas é praticamente uma obrigação para um CHRO, pois o RH precisa atuar em conjunto dos outros setores. Desse modo, o diretor de recursos humanos precisa entender o sistema social da organização e como atua a performance produtiva, financeira, fiscal, entre outras. 

Trabalhar people analytics na gestão de pessoas 

Segundo o grupo Chief Executive, é fundamental que o CHRO vá além da gestão de pessoas tradicional e comece a utilizar a tecnologia a seu favor, a partir de dados concretos. 

Por isso, para se tornar ainda mais estratégico em 2022, utilize a técnica de people analytics a fim de atuar com planejamento e assertividade em seu RH. 

Ao atuar com dados, o diretor de recursos humanos passa agir de maneira estruturada e dinâmica. Além disso, ao trabalhar com informações, as escolhas são feitas muito mais embasadas e com certa previsão. 

Utilizar a tecnologia seu favor 

A tecnologia está presente em vários processos empresariais, inclusive na gestão de RH. Assim, para que as outras tarefas sejam desempenhadas estrategicamente, é importante incluir os recursos da transformação digital. 

Isso ocorre por meio de ferramentas do dia a dia, para gestão, análises, comunicação, dentre outras tarefas do cotidiano e do próprio gerenciamento dos CHROs. 

Leia também – Lifelong Learning: o desafio da aprendizagem contínua 

 
People by StarSoft 

Gostou desse conteúdo? Convidamos você a conhecer as soluções para RH da People by StarSoft as quais otimizam o trabalho dos profissionais de recursos humanos, inclusive o dia a dia de um CHRO.  

Contamos com amplas ferramentas que vão desde gerenciamento de pessoas até digitalização de processos diários, como folha de pagamento, gestão de talentos, eSocial e nosso mais novo Portal RH, que dinamiza a rotina de gestores e colaboradores. 

 

Entre em contato com a gente e fale com nossos especialistas, que vão te ajudar a encontrar os melhores recursos para seu RH! 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?