Nuvem: como definir a melhor para sua empresa

Nuvem: como definir a melhor para sua empresa

Compartilhe:

Adotar o sistema em nuvem para os negócios é um avanço para as empresas, principalmente por que migrar para essa nova realidade requer uma mudança de mindset da liderança e adaptação dos colaboradores. 

Os gestores têm optado por modificar seus sistema e armazenamento por modelos com maior conectividade com a internet, a fim de otimizar a utilização e resultados. 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

A partir dos serviços em nuvem, muitas empresas obtêm mais agilidade e simplicidade, ao mesmo tempo que enxergam uma maior eficiência e redução de gastos. 

Ou seja, são diversos benefícios para os negócios. Então, para escolher o serviço de nuvem mais adequado para sua empresa. Leia este conteúdo até o final! 

Por que migrar para nuvem? 

Há muitos gestores que optam pela nuvem a fim de atender as demandas da empresa, e é totalmente compreensível. Contudo, essa é uma escolha que envolve razões ainda mais plurais. 

O Cloud Computing, ou seja, a computação em nuvem, é um termo utilizado entre os profissionais para definir o armazenamento de dados de maneira online. Isso ocorre sem o gerenciamento ativo de um utilizador, o próprio sistema efetua esse envio. 

Dessa forma, as organizações obtêm benefícios significativos, como: melhora da segurança, maior escalabilidade, padronização das operações, entre outras vantagens. 

Do ponto de vista do setor de TI, as vantagens estão ligadas à redução de custos com equipamentos e manutenção. Além disso, os profissionais de tecnologia podem focar em tarefas mais estratégias, que podem beneficiar internamente. 

Vale citar que há provedores que oferecem ferramentas extras. Tais auxílios refletem no dia a dia dos colaboradores, aumentando sua produtividade, colaboração e segurança 

Por esses motivos que cada vez mais empreendedores e gestores estão optando por essa mudança, mesmo que ainda de maneira tímida. 

Estenda seu conhecimento e leia: 5 motivos para ter um ERP em nuvem” 

Requisitos na hora de escolher provedor de nuvem 

Antes de fechar negócio com o prover de nuvem, é necessário avaliar alguns pontos. Desse modo, as chances de haver algum problema ou insatisfação é bem menor. 

A tomada de decisão precisa ocorrer a partir de parâmetros, levando em consideração a realidade do negócio o que se espera de um serviço em nuvem. Portanto, é importante avaliar:

Suas necessidades 

Hoje, existem diferentes provedores, com soluções incríveis, contudo, talvez não sejam aplicáveis à realidade de seu negócio. Por isso, analise o que sua empresa precisa. 

Então, faça uma avaliação da organização, consulte seus profissionais e liste as necessidades. Desde as exigências mais básicas até as mais avançadas. 

Dessa maneira, será mais fácil eliminar os fornecedores e visualizar qual serviço é o ideal para sua empresa, visto que existem diferentes ferramentas.

Histórico do fornecedor 

Tenha critérios e avalie bem o fornecedor. Um dos primeiros passos dessa análise de reputação é a abrangência do serviço e sucesso de outros projetos. Dessa forma, procure feedbacks de antigos clientes, pesquise em sites de reclamação. Procon, por exemplo, é uma ótima ferramenta de busca. 

A maneira como o fornecedor se relaciona com o cliente é bastante importante e é um dos requisitos a seguir.

Qualidade do Suporte 

Uma pergunta que não pode deixar de ser feita é: “o suporte é de eficaz?”. Parece óbvio, mas questionar a eficiência desse auxílio é fundamental. 

A falta de suporte do provedor pode atrapalhar o fluxo da empresa. Afinal, problemas podem surgir, mas precisam ser resolvidos com rapidez. 

Por isso, avalie se haverá respaldo necessário para os colaboradores, gestores e equipe de maneira geral. 

#Dica: consultar os feedbacks de atuais e antigos clientes é uma ótima forma de descobrir se o suporte é eficaz.

Criptografia 

A criptografia garante uma maior segurança dos dados da empresa. Portanto, avalie se o provedor oferece o gerenciamento seguro dessas chaves, mas garantindo que os gestores tenham autonomia. 

É interessante também que haja a criptografia dos dados durante a transferência e armazenamento para a nuvem. Dessa forma, as informações estarão ainda mais seguras.

Leia também: Como a nuvem impulsiona os negócios

Escolha a tecnologia adequada 

Com o avanço tecnológico, ficou mais fácil de escolher o serviço de nuvem adequado para sua empresa. 

Especialmente com as sugestões citadas acima, as chances de haver erro na escolha é mínima. Contudo, é importante avaliar qual tecnologia será utilizada para seus negócios. 

Atualmente, existem provedores com diferentes técnicas e ferramentas robustas, como a Big Data, Machine Learning e outras. Além dos tipos de nuvem: pública, privada e híbrida.  

Ou seja, de fato há muitas opções. Por esse motivo, antes de escolher o provedor, converse com um especialista, faça uma análise aprofundada de seu negócio e, assim, defina a tecnologia e método adequados. 

Então, gostou desse conteúdo? Há outros materiais em nosso site sobre Nuvem. Assim, agregamos conhecimento e te ajudamos a escolher o melhor serviço para sua empresa!

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?