Como consultar o eSocial 2020

consultar o eSocial 2020

Compartilhe:

O eSocial não ficou de fora das centenas de mudanças ocasionadas com a chegada do coronavírus no Brasil. O programa, cujo objetivo é unificar o envio dos dados sobre trabalhadores por meio de um único sistema, teve seu cronograma alterado, conforme a Portaria número 245/2020
Tendo isso em vista, o que mudou? Como consultar o e-social 2020?
São essas e outras respostas que a Starsoft traz para você no post de hoje!

O que é o eSocial?

Se você possui uma empresa, provavelmente já está familiarizado com o termo. Afinal, o eSocial é obrigatório desde julho de 2018 para todas as empresas.
Trata-se, então, de um Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, o que, em outras palavras, significa que esse programa unifica o envio das informações de seus empregados e estagiários.
Tal ferramenta contribui na consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista de uma corporação em uma entrega única e tem por objetivo uniformizar e centralizar as obrigações, além de combater a sonegação relacionada aos funcionários.
Através do uso do eSocial, se tem a garantia dos direitos previdenciários e trabalhistas dos colaboradores. Mas, além disso, também simplifica e elimina a duplicidade de informações prestadas aos órgãos públicos.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

O que muda no eSocial 2020?

Como dito anteriormente, 2020 modificou muitas coisas nas rotinas das empresas brasileiras por conta da pandemia de coronavírus. Uma das mudanças afeta diretamente o envio de eventos periódicos das empresas do 3º e 4º grupos de obrigados, previsto para ser iniciado em setembro.
Tais mudanças estão em conformes com a Portaria Número 245/2020, que “Prorroga o prazo para o recolhimento de tributos federais, na situação que especifica em decorrência da pandemia relacionada ao Coronavírus.”
Esse novo cenário trouxe muitas dúvidas e incertezas aos responsáveis pela aplicação dessa ferramenta, afinal, houve até rumores que o eSocial seria extinguido em 2020, o que é claramente uma informação falsa.
Sendo assim, o resultado dessa situação foi o adiamento da inserção do 3º grupo de obrigados do eSocial, o que, consequentemente, também afetou o grupo 4 – composto por órgãos federais e organizações internacionais.
Novo cronograma eSocial 2020
O novo cronograma de início para o eSocial disponibilizado pelo Ministério da Economia consta com as seguintes alterações:

Como consultar o eSocial 2020?

De maneira geral, a única coisa que mudou na consulta do eSocial em 2020 é o cronograma. Todos os procedimentos precisam ser feitos dentro do site da Previdência Social, igualmente aos anos anteriores.
Ao entrar na página, basta preencher os dados básicos do funcionário:
 

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • CPF;
  • NIS.

 
Vale lembrar que a consulta é limitada ao número de 10 funcionários por vez.
Para saber mais sobre como consultar o eSocial, clique aqui e leia o artigo da Starsoft na íntegra.

Simplifique com o Starsoft Applications

Há um bom tempo, os especialistas já vêm alertando  sobre a importância de organizar os dados de uma maneira efetiva, sem planilhas bagunçadas e informações misturadas e confusas.
Tendo isso em vista, é possível você facilitar as rotinas relacionadas à entrega das obrigações do eSocial com o módulo da StarSoft Applications, onde fica mais fácil manter o controle e gerenciamento das informações enviadas e processadas.
Entre em contato e conheça todas as funcionalidades.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?