Como aproveitar ao máximo as reuniões da equipe executiva

Como aproveitar ao máximo as reuniões da equipe executiva

Compartilhe:

Manter o diálogo com os profissionais é essencial para o bem-estar das equipes, para melhorar o clima e alinhar questões importantes. Sendo assim, as reuniões da equipe executiva acontecem regularmente e os colaboradores precisam aproveitar esses momentos.  

Ao participar de maneira assertiva das reuniões, os executivos conseguem proporcionar melhorias internas, como o envolvimento dos colaboradores, ampliação da atuação das equipes e promover feedbacks valiosos.  

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Portanto, confira esse artigo e saiba como aproveitar ao máximo as reuniões da equipe executiva e, assim, obter benefícios para os negócios e atividades rotineiras.  

O que são reuniões executivas?

As reuniões da equipe executiva acontecem com a presença dos CEO, gestores e líderes e têm como objetivo envolver os gestores, definir novas estratégias e também pode compartilhar feedbacks pontuais. 

Essas reuniões realizadas são importantes em momentos de crises ou de transição, caso ocorra alguma mudança de liderança. Além disso, também é um momento que o executivo passa a conhecer melhor cada um de sua equipe e estabelecer uma comunicação. 

Benefícios das reuniões com a equipe executiva 

A partir dessas reuniões estratégicas, os executivos conseguem envolver gestores e líderes das equipes e, consequentemente impactar positivamente os colaboradores. Assim, corroboram para algumas atitudes, como:  

Comprometimento: a partir dessa reunião, os gestores se sentem mais pertencentes e comprometidos com o projeto.  

Foco: com um discurso incentivador, os CEOs conseguem promover o foco dos colaboradores e impulsioná-los a cumprir suas metas.  

Conexões: as reuniões da equipe executiva buscam soluções para os projetos e departamentos, mas também podem estabelecer conexões e melhorar o diálogo.  

Sugestão de conteúdo extra: 6 formas de incentivar o diálogo na sua empresa  

5 formas de aproveitar melhor as reuniões com os executivos

Ter reuniões produtivas e bem organizadas é um desafio que precisa ser superado pelos líderes. A experiência dos colaboradores nesse momento e clareza da mensagem importam muito e, por isso, que eventos como esses precisam ser pensados estrategicamente.  

Afinal, é preciso proporcionar aos profissionais um ambiente agradável, com um diálogo relevante e que promova tomadas de decisões possíveis, com organização.  

Pensando nisso, desenvolvemos cinco maneiras de desenvolver as reuniões da equipe executiva assertivamente, com propósito e positivas também para os executivos. Acompanhe!  

Estabeleça uma pauta para a reunião  

O planejamento das reuniões da equipe executiva começa no desenvolvimento da pauta, que vai guiar esses eventos internos.   

A relação dessa pauta impede que os executivos fujam do tema central, auxilia a passar a mensagem e dinamiza o tempo que os participantes têm para aproveitar as reuniões.  

Defina um tempo de duração da apresentação 

Ao definir a duração das reuniões da equipe executiva, os CEOs otimizam seu próprio tempo e dos gestores também. Para isso, é importante informar aos participantes o período que vai tomar do dia deles.  

Além disso, durante a apresentação, precisam saber lidar com o tempo e controlar melhor o período reservado para trabalhar a pauta, garantindo o foco.  

Uma dica é definir um tempo máximo para cada slide ou tema. Assim, ganha-se agilidade e dinamismo. E, também favorece aos momentos finais dedicados a ouvir os participantes.  

Mantenha uma comunicação clara e objetiva  

A comunicação assertiva é um método do emissor se expressar e compartilhar as informações pontualmente, repassando suas ideias sem gerar conflitos ou problemas na transmissão. E, para que isso ocorra, é necessário ser objetivo.  

Para ser claro, o CEO precisa entender perfeitamente o assunto que vai tratar na reunião. Além disso, com a prática, esse profissional acaba aperfeiçoando a técnica de se comunicar.  

Inclua apenas pessoas necessárias 

Para que as reuniões sejam produtivas e assertivas, os líderes têm que convocar apenas figuras essenciais. Isso porque buscamos ser estratégicos e aproveitar os profissionais da melhor maneira possível.  

Uma ótima forma de escolher pontualmente os participantes é obter ajuda dos gestores das áreas da empresa. Mais do que ninguém, os líderes sabem estrategicamente quem deve ou não participar.  

Envolva os colaboradores ao final das reuniões da equipe executiva 

Reservar um tempo para ouvir os colaboradores que participaram da reunião é uma atividade que pode trazer alguns benefícios, como: obter ideias, receber feedbacks, estreitar relacionamento profissional e até mesmo medir o envolvimento da equipe.  

Conclusão 

Como vimos, as reuniões executivas são fundamentais para o bom desenvolvimento das equipes e evolução dos negócios. Por isso, aproveitá-las ao máximo corrobora para um melhor clima organizacional, melhores resultados e atuação dos CEOs.  

Para isso, os executivos precisam se dedicar de fato a essas reuniões com as equipes e aperfeiçoar diariamente suas técnicas, tornando essa atividade um desafio capaz de impactar na maneira como eles conduzem as empresas e profissionais.  

Leia também: Desafios do CIO na aceleração digital

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?