Como alterar a Data no eSocial?

Compartilhe:

Nas empresas, a data de admissão no eSocial – quando incorreta – pode gerar multa para a empresa. E o valor da penalidade é bem significativo: entre R$402,53 a R$805,06 por trabalhador. A cifra pode até ser dobrada, caso haja reincidência! 
O correto é que o arquivo S220 seja enviado até um dia antes do início da prestação de serviço do colaborador contratado. Porém, caso a data de admissão registrada esteja incorreta, como alterar? É isso que vamos descobrir no post de hoje!

Data de admissão no eSocial – Como alterar?

Se antigamente era possível alterar a data de admissão, no eSocial isto já não é possível. Por isso, caso você tenha errado esta informação, o certo é excluí-la e refazer o processo.
Para retificar a data de admissão no eSocial, é preciso seguir estes passos:

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

  • Acessar o menu arquivos > funcionários > cadastro básico. Então, ir para o histórico de protocolos, selecionar evento S-2190 e clicar no “X” na  coluna “Excluir do eSocial.
  • Verificar se o processo foi realizado corretamente, pois é obrigatório que um S-3000 seja gerado no momento da exclusão desta admissão. Feito isso, o cadastro pode ser classificado como inativo e a próxima matrícula pode ser utilizada.
  • Realizar novo cadastro, inserindo a data correta.

Em casos de folhas de pagamento consolidadas e enviadas ao eSocial, a alteração se dá exclusivamente por contratação de serviço.

Data de admissão no eSocial – Obstáculos

É importante ressaltar alguns pontos importantes sobre este assunto, para que não haja nenhuma confusão.
O evento de admissão preliminar não pode ser excluído caso haja um evento de admissão S-2200 para a mesma admissão. Caso isto ocorra, é preciso primeiro excluir o evento de admissão definitivo para então excluir o evento de admissão preliminar.
O envio do evento S-1299 (Fechamento dos Eventos Periódicos) não é permitido enquanto não forem enviados os eventos S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo de Admissão/Ingresso do Trabalhador). Incluindo todos os eventos S-2190 (Admissão de Trabalhador – Registro Preliminar originalmente encaminhados. Isso só não vale no caso da situação de exclusão. 

Facilite suas entregas do eSocial

O eSocial é um sistema extremamente complexo e cada erro que passa despercebido nesta plataforma pode acarretar em pesadas multas. Neste sentido, contar com um sistema que facilite essas entregas é uma das melhores formas de evitar inconsistências.
Como o módulo eSocial, da nossa plataforma StarSoft Applications RH. Com este sistema, as informações podem ser entregues com toda a tranquilidade e segurança. E o melhor: dentro dos prazos. 
Quer saber mais sobre esta solução? Entre em contato agora mesmo ou preencha um formulário para solicitar uma demonstração.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?