Como acessar eSocial – Entenda

03-09-como-acessar-o-esocial

Compartilhe:

O eSocial deve ser utilizado por pessoas físicas empregadoras e contribuintes individuais para entregar suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. As pessoas jurídicas também devem entregar suas obrigações na qualidade de empresa, órgãos públicos ou pessoa jurídica equiparada à empresa. Mas, como acessar o eSocial para fazer o cadastro e realizar os devidos registros? Descubra no post de hoje!

eSocial

Desde a obrigatoriedade do eSocial, em janeiro de 2018, mais de 1 milhão de empresas já aderiram aos sistema. Isso de acordo com dados revelados pelo Ministério da Fazenda.
A plataforma integra a rotina de mais de 4 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores. Neles estão integrados os dados relativos à Receita Federal, Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência e INSS.
Com o eSocial, as empresas conseguem realizar a entrega de suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada. Além disso, com o sistema os custos, processos e o tempo gasto nessas ações são otimizados e reduzidos. 
O programa eSocial foi criado para garantir o ingresso de todo o universo trabalhista em território nacional no ambiente tecnológico. Mais do que isso: busca estimular o ambiente de negócios no país.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Como acessar o eSocial

Uma forma de como acessar o eSocial é através do Certificado Digital – uma assinatura com validade jurídica que protege as transações eletrônicas. Com este certificado, as pessoas e empresas podem se identificar e assinar digitalmente a partir de qualquer lugar do mundo. Tudo com agilidade e segurança.
O Certificado Digital é emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil – AC Raiz. É, ainda, habilitada pela Autoridade Certificadora da RFB (AC- RFB). Esta certifica a idoneidade dos emissores e destinatários dos documentos e dados da rede de comunicação. Isso significa que todas as informações tem sua privacidade e inviolabilidade garantidas.
Para obter um Certificado Digital para acessar o eSocial, é preciso escolher uma das autoridades Certificadoras Habilitadas. Em seguida, deve-se preencher o formulário e enviar a solicitação. A lista de certificadoras pode ser acessada neste link.
Vale lembrar que o Certificado Digital possui prazo de validade e deve ser renovado dentro deste período. Para isso o usuário precisa solicitar a renovação, com assinatura eletrônica, na página virtual da autoridade certificadora credenciada. 
Ainda não possui cadastro no eSocial? Então confira o passo a passo de como realizar o cadastro neste post

Acessar eSocial através de software compatível

Outra forma de como acessar o eSocial é através de um sistema de gestão integrada compatível. Com isso, o acesso é mais simples e prático, com integração de todas as informações relativas às obrigações em um único lugar.
Como o StarSoft Applications, onde todos os registros podem ser feitos e repassados à plataforma do eSocial tempestivamente. Entre em contato para conhecer melhor esta plataforma da StarSoft e a praticidade que ela pode oferecer à rotina do seu negócio.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?