Como a Tecnologia e Soft Skills podem ser cruciais para os gestores de agora.

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Saiba como as Soft Skills, Tecnologia e boa Liderança estão interligados! 

O ambiente corporativo passou por diversas mudanças na última década, que foram impulsionadas pela tecnologia, por novos modelos de negócio e de trabalho, e por receber uma nova geração no mercado de trabalho.  

Para saber se adaptar às novas necessidades, foi preciso mais do que um diploma, certificados e alguns anos de experiência.  Ter qualificações voltadas para o desenvolvimento intelectual deixaram de ser suficientes para líderes no mercado de trabalho pós-moderno.   

Dentro do novo ambiente corporativo, os líderes passam a ter que dominar muito bem as suas Softs Skills, assim como a tecnologia, que passam a ser aliados no seu sucesso profissional e também sucesso da equipe.  

Agora, mais do que nunca, é preciso liderar equipes com o foco não somente em produtividade e resultados, mas também focado no relacionamento de equipe, e ainda fazer bom uso das ferramentas digitais disponíveis. 

Para te ajudar a entender melhor o que são e como as Soft Skills, sua importância e como andam lado a lado com a tecnologia, preparamos este conteúdo exclusivo. Aproveite!  

Boa leitura!  

O que são Soft Skills? 

As Soft Skills, em tradução livre, podem também ser conhecidas como “Habilidades suaves”, e estão relacionadas às habilidades emocionais e comportamentais. Elas estão sendo cada vez mais exigidas para diversos cargos, em especial para lugares de liderança.  

As Soft Skills, são habilidades mais difíceis de serem mensuradas, afinal de contas, estamos falando de característica que não podem ser certificadas, mas que mesmo assim têm um impacto certeiro na sua performance como líder.  

Um gestor nos dias atuais, deve ter atributos emocionais de liderança, focando sua gestão não somente em alta produtividade, mas também no dia a dia da sua equipe, sua saúde ocupacional e em resolução de problemas. Nestes pontos, algumas Soft Skills passam a ser essenciais!  

Exemplos de Soft Skills:  

  • Flexibilidade; 
  • Comunicação;  
  • Liderança; 

  • Produtividade;  
  • Ética; 
  • Resiliência; 
  • Iniciativa. 

Soft Skills vs Hard Skills   

Ao contrário das Soft Skills, as Hard Skills podem ser mensuradas, e dizem muito mais sobre conhecimentos e habilidades técnicas e intelectuais, como dominar um idioma, realizar certas funções entre outros. 

As Hard Skills podem ser consideradas pré-requisitos para vagas, e na maior parte das vezes, é preciso algum tipo de comprovação. 

A liderança e as Soft Skills  

Para se tornar um bom líder e gerir a sua equipe, é preciso ter uma gama de competência que vão além das Hard Skills, e são tão necessárias quanto. Com as Soft Skills, se torna possível lidar com situações de estresse, cobranças e até com problemas voltados para a equipe e seu bom funcionamento. 

É preciso que um líder tenha a empatia de conhecer as dores e os desafios não somente de todo o pessoal, mas também de cada colaborador individualmente. Um novo gestor precisa conhecer como estimular e engajar a sua equipe, buscando sempre um bom desempenho do time, para conseguir então, colher os frutos desta gestão. 

Saber identificar situações de estresse, administrar inseguranças e medos da sua equipe são habilidades que nenhuma escola, faculdade ou curso conseguem ensinar, pois são imensuráveis. Entretanto, que são vitais para o novo líder de sucesso, que conta com humanização em seus processos e conduta. 

As Soft Skills, podem ser estimuladas com autoconhecimento e experiência adquirida.  Com a ajuda de algumas ferramentas que a tecnologia voltada para os setores de RH desenvolveu, se torna mais fácil colocá-las em prática. Continue a leitura para entender melhor! 

A importância da tecnologia para os novos gestores  

A Tecnologia avançou de maneira rápida, e com isso as empresas tiveram que se adaptar em pouco tempo. Com a chegada de softwares, novas maneiras de gerir tarefas, administrar empresas e outros, líderes e gestores de equipe passaram a ter que lidar com a tecnologia diariamente.  

Mais do que apertar botões, um gestor precisa saber como utilizar toda esta novidade em prol do seu trabalho, da sua equipe e do sucesso da empresa. Para isso, é necessário manter as habilidades afiadas, e saber priorizar o que deve ser automatizado com inteligência, podendo lidar melhor com tarefas que demandam mais atenção. 

É importante lembrar que mesmo com o aumento da presença da tecnologia nas empresas e da digitalização de processos, a gestão não deve perder a sua humanização, pelo contrário, é possível e preciso unir a humanização da gestão de pessoas com a tecnologia, utilizando ainda mais das Soft Skills para tomar as decisões certeiras e saber administrar as ferramentas, visando o bem estar dos colaboradores.  

Saiba mais: Tudo sobre Gestão de Pessoas  

Soft Skills e Tecnologia 

O mercado está cada vez mais exigente com os novos gestores, não é? É preciso ter boas Hard Skills, mas também dominar habilidades não mensuráveis e ainda entender de tecnologia! Mas, sabia que é possível unir ambas?  

Soft Skills e Tecnologia se encontram, principalmente, quando falamos de gestão de equipe. Para começar precisamos entender a tecnologia como uma facilitadora de processos, o que gera menos estresse na hora de realizar determinadas tarefas, além de ajudar a poupar tempo. 

Com isso, o dia a dia tende a se tornar mais leve para todo o time, podendo focar em aprimoramento de outras habilidades, em ter um tempo para si próprio e realizar ações em conjunto.  

Para os gestores, ter esse tempo extra com as automatizações inteligentes de suas tarefas, traz liberdade e a oportunidade de colocar em prática, justamente, as suas soft skills, já que conseguem observar com mais cuidado as verdadeiras dores da equipe, formar planos de ação para solução de problemas e muito mais! 

No mercado corporativo e voltado para gestão de pessoas, a tecnologia foi além, e hoje conta com diversas plataformas e ferramentas de auxílio para gestores que estão buscando olhar para a sua equipe, oferecendo dados reais sobre satisfação, taxa de turn out, treinamentos, retenção de talentos e muito mais! É a tecnologia, favorecendo a humanização dentro das empresas!  

Dessa forma, a união das soft skills com a tecnologia é match certo, e saber utilizar ambos é uma característica de ouro para os novos líderes!  

Conclusão 

O virtual não atrapalha o mundo real, pelo contrário, vem para somar, otimizar e tornar as gestões mais práticas, organizadas, e com muito mais humanização em processos. O novo líder, precisa entender que unir a tecnologia com a aplicação de suas soft skills é essencial para ter uma equipe melhor alinhada e feliz, afinal de contas, um time feliz produz mais e melhor. 

Sua gestão de pessoas está indo no caminho reverso de tudo isso? Calma, conheça as soluções em sistemas de RH da People by StarSoft e saiba como manter uma gestão humanizada, estimulando as soft skills e engajando os colaboradores! 

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