Carreira em W e Y: diferenças, vantagens e qual escolher

Compartilhe:

Sabemos que a crise mundial impactou de maneira significativa no plano de carreira dos profissionais, principalmente em que diz respeito a como se desenvolver em um cenário pós-pandemia.

No começo de 2021, a Mindsight realizou uma pesquisa sobre o que os trabalhadores pensam sobre desenvolvimento profissional e, conforme o levantamento, 85% dos entrevistados consideram aplicar mudanças em seu plano de carreira, enquanto 73% têm a percepção de avanço lento ou estagnação no trabalho.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Tais dados demonstram como o planejar o futuro profissional é uma preocupação dos brasileiros, especialmente neste momento de recuperação. E, há duas possibilidades animadoras para quem deseja elaborar os próximos passos.

Estamos falando da Carreira em W e Carreira em Y, que são dos planos que ajudam os trabalhadores a se desenvolverem a atingirem seus objetivos profissionais.

Então, para entender mais dessas duas estratégias de carreira, acompanhe este conteúdo até o final e escolha qual delas é melhora para você!

O que é carreira em W?

O modelo de carreira em W surge a partir da necessidade do mercado de trabalho em contratar profissionais que possam oferecer serviços técnicos e habilidades gerenciais, ao mesmo tempo.

A princípio, essa deficiência de trabalhadores com as duas capacidades fazia com que as empresas ficassem entre um ou outro. Assim, os profissionais tiveram que se adaptar para elevarem as chances de e colocar no mercado.

Desse modo, a carreira em W promove a versatilidade para os profissionais e uma maior flexibilidade de atuação.

Ou seja, os colaboradores se desenvolvem de maneira mais ampla, sem deixar de lado sua capacidade técnica. Portanto, consiste em afirmar que os profissionais podem ser multifuncionais.

Além disso, o formato permite que essas pessoas não precisem, de fato, passar por todas as etapas de elevação de cargo. Para as empresas, isso significa uma contratação assertiva e mais fácil.

O que é carreira em Y?

No plano de carreira em Y, o profissional se projeta no mercado de trabalho a partir de seus conhecimentos técnicos, adquiridos ao longo de sua trajetória educacional.

Ou, então, a pessoa se insere no mercado com foco em suas habilidades de gestão, mesmo que não tenha grande bagagem na área operacional.

Assim, observa-se a necessidade de decidir entre técnica ou gestão. Os profissionais precisam definir a melhor estratégia para eles e seguir um caminho. Tornar um gestor de equipe ou ser um especialista.

Vantagens da carreira em W

Para analisar as vantagens da carreira em W, vamos separar entre benefícios gerados para os profissionais e para as empresas. Assim, é possível analisar de maneira mais assertiva.

Do ponto de vista do trabalhador, a carreira em W proporciona um melhor acesso às oportunidades do mercado e de crescimento, justamente por ser multifuncional. Além disso, também promove:

  • Empatia e comprometimento; 
  • Melhor atuação de liderança; 
  • Capacidade de delegar funções; 
  • Melhor atendimento a demandas inesperadas; 
  • Aperfeiçoamento em outras funções. 

Já do ponto de vista das empresas e do próprio RH, essa estratégia promove vantagens principalmente voltadas a recrutamento e à área de gestão assertiva. Assim, proporciona benefícios, como:

  • Melhor visão das equipes; 
  • Seleção de profissionais com maior campo de atuação; 
  • Maior segurança na hora de escolher uma pessoa para liderar; 
  • Reduz as chances de erro; 
  • Retém talentos; 
  • Diminui taxa de turnover. 

Além disso, as organizações conseguem compor equipe e quadro de gestão com profissionais multidisciplinares e com um maior capital humano, valorizando a função de cada membro, melhorando os serviços e competitividade da empresa.

Vantagens da carreira em Y

No modelo de carreira em Y, os trabalhadores têm maior poder de escolha em relação ao que eles vão seguir no mercado de trabalho, inclusive na hora de optar pelas vagas.

Com esse foco apurado, os colaboradores conseguem ampliar suas competências, adquirir novos conhecimentos e se desenvolverem de maneira inovadora. Ainda assim, esses profissionais adquirem:

  • Cada vez mais expertise em sua área; 
  • Oportunidade de aprimorar processos; 
  • Alta valorização nas organizações; 
  • Oportunidade de pessoas introspectivas se desenvolverem profissionalmente; 
  • Chance de demonstrar todo seu potencial. 

Diante dessas vantagens que analisamos do ponto de vista profissional, podemos também apontar benefícios significativos para as empresas, que são:

  • Garantia de boas contratações; 
  • Retenção de talentos técnicos cruciais; 
  • Eficiência aos processos; 
  • Aumento de produtividade; 
  • Alocação de colaboradores nos cargos corretos; 
  • Resolução de problemas; 
  • Maiores chances de inovar nas áreas da empresa.

O que acha de ler esse conteúdo depois? Como o conceito de UX auxilia no employee experience 

Como as empresas e RH pode incentivar um plano de Carreira para seus colaboradores?

De fato, é possível identificar melhorias importantes a partir desses dois planos de carreira. Tanto nos processos empresariais quanto nas oportunidades para os profissionais, as carreiras em w e em Y demonstram ser estratégias promissora. Ou seja, todos ganham!

Então, com essas informações, chegou a hora de incentivar seus colaboradores a se desenvolverem da maneira que eles acreditarem ser a melhor. A seguir, veja nossas sugestões de como promover as estratégias de carreira em W e carreira em Y dentro da sua empresa.

Cultura organizacional

Uma cultura organizacional que promove a qualificação e aperfeiçoamento das habilidades dos colaboradores, a empresa incentiva que eles melhorem o plano de carreira.

Em relação à carreira em W, a cultura da empresa deve incentivar a autonomia, autogestão, liberdade e protagonismo dos profissionais em suas respectivas funções.

Feedbacks regulares

A prática de feedbacks regulares faz com que os trabalhadores compreendam quais atividades eles são bons e quais eles podem melhorar. Assim, é possível que eles invistam em cursos e outros métodos de educação que elevem essas áreas que são favoráveis.

Além disso, quando as lideranças proporcionam esse feedback, os colaboradores criam o hábito também de se avaliarem. Lembrando que as conversas são baseadas em relatórios de desempenho e desenvolvimento.

Programa de treinamento e qualificação

O programa de treinamento visa auxiliar os colaboradores a direcionarem a própria carreira. E ele pode ocorrer por meio de workshops, palestras, bate-papo sobre metodologias e conteúdo de valor, entre outras estratégias.

Já os programas de qualificação, que também são importantes, têm o objetivo de proporcionar cursos e treinamentos para agregar educação aos profissionais.

As duas práticas são válidas e podem ser realizadas individualmente ou em grupo. O importante é monitorar essas ações e avaliar o desempenho.

People by StarSoft no desenvolvimento da Carreira em W e Y

Como falamos anteriormente, as empresas podem incentivar os colaboradores a desenvolverem suas carreiras. Seja no método de Carreira W ou Carreira Y.

Entretanto, é fundamental que essas estratégias sejam controladas e avaliadas por gestores, mas como? A People by StarSoft está ao lado do RH e das empresas, a fim de potencializar as ações desenvolvidas internamente.

Um ótimo exemplo de ferramenta que auxilia RH, gestores e colaboradores é o nosso Portal RH, que os profissionais conseguem acessar e cadastrar informações, atualizar dados, enviar documentos e avaliar desempenho da equipe.

Além disso, é possível ler notícias na empresa, do Brasil e do mundo! Tudo em uma única ferramenta multitarefas!

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?