Bem-estar dos colaboradores: como satisfação dos profissionais eleva resultados dos negócios

Bem-estar dos colaboradores: como satisfação dos profissionais eleva resultados dos negócios

Compartilhe:

Cuidar da satisfação e bem-estar dos colaboradores também é uma estratégia fundamental para os negócios, mas por quê? Os profissionais são umas das peças mais importantes do mecanismo das empresas e lidam diariamente com tarefas cruciais. 

Assim, proporcionar um ambiente saudável, melhores condições de trabalho e investir em employee experience fazem com que as equipes tenham atuações melhores e, consequentemente, eleve os resultados. 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Então, para compreender algumas ações que elevam a satisfação dos colaboradores, leia este conteúdo na íntegra e aplique em sua empresa! 

Causas dos investimentos em bem-estar dos colaboradores 

Nos Estados Unidos, a conscientização de melhorar as condições de trabalho finalmente começou a impactar o mercado corporativo. Cerca de 80% das empresas americanas com mais de 200 profissionais começaram a desenvolver ações que elevem o bem-estar dos colaboradores. 

Já no Brasil, as empresas têm olhado de maneira mais realista para melhores condições de trabalho e melhoria de qualidade de vida. Essa realidade foi bastante impulsionada pelos atuais interesses dos profissionais ao procurar um outro emprego. 

Conforme a Deloitte, em um estudo realizado para compreender as tendências globais de capital humano 86% dos profissionais gostariam de trabalhar em horários flexíveis, 67% desejam condições de escritório com design que propicie bem-estar e 60% dos colaboradores adorariam um programa de suporte mental. Para essa pesquisa, a empresa entrevistou 11 mil pessoas. 

Então, tais números desse estudo demonstram que, atualmente, os benefícios que as empresas podem oferecer vão muito além de vale refeição e convênio médico. Os profissionais desejam melhores condições de trabalham, de maneira que eleve seu bem-estar. 

Além disso, recentes pesquisas apontam que colaboradores felizes impactam diretamente no aumento de receita das empresas.  

O estudo realizado em 2021 pelo Medallia Institute, em parceria com o analista de mercado Josh Bersin e a The Josh Bersin Company, aponta que organizações que investem em programas ativos de Employy Experience têm 12 vezes mais probabilidade de conquistar crescimento de receitas superiores.  

Em comparação ao período de 12 meses, o estudo apontou que, entre as empresas analisadas, o aumentou no faturamento foi de 20% em relação ao faturamento de 2020. 

Ou seja, além de melhorar o clima organizacional, ter profissionais mais satisfeitos e produtivos, as organizações também podem obter resultados animadores no quesito econômico. 

Portanto, veja agora como adotar ações que aumentam o bem-estar dos colaboradores! 

Leia também – Lifelong Learning: o desafio da aprendizagem contínua 

Como melhorar o bem-estar dos colaboradores na sua empresa 

É importante que os gestores tenham estratégia ao desenvolver as ações internamente, principalmente para que medir a evolução e retorno desses investimentos. 

Estabeleça uma cultura organizacional  

A cultura organizacional direcionada ao bem-estar dos colaboradores deve avaliar as condições do ambiente, mesmo se ele for em home office. Além disso, pode propor outras soluções para melhorar a saúde dos profissionais. 

Faça pesquisas regularmente  

Uma das atividades que envolvem criar estratégias para melhorar o bem-estar dos profissionais é a pesquisa com colaboradores, pois saber ouvi-los em vez de simplesmente decidir também é importante.  

Então, para isso, é necessário se aprofundar e reunir sugestões e críticas dos membros das equipes. Há exemplos de grandes organizações que descobriram a melhor maneira de direcionar os investimentos com saúde e bem-estar, em vez de escolher uma tática totalmente no achismo. 

Divulgue as ações e as torne acessíveis 

Não adianta nada criar ótimas ações, parcerias e ter ideias incríveis se elas não chegarem ao público que interessa, os colaboradores! E a comunicação é grande aliada nesse processo de divulgação. 

Além disso, divulgar essas melhorias e manter uma comunicação acessível faz com que o engajamento seja elevado e melhore a confiança e clima organizacional. 

Bem-estar não é somente com foco na saúde 

Sabia que é possível melhorar o bem-estar dos colaboradores com benefícios que vão além de ações direcionadas à saúde? Pois sim, e esse momento de crise mostrou bem como o cuidado com os profissionais se expande a outras áreas da vida deles. 

O cuidado com os talentos vai além da saúde física e mental, e gestores e RH podem estar de olho em que seus profissionais precisam de ajuda. Alguns exemplos, são: 

  • Ajuda financeira; 
  • Flexibilidade de horário; 
  • Jornada de trabalho que corrobore os estudos; 
  • Incentivo à educação continuada; 
  • Segurança no trabalho; 
  • Ambiente agradável e respeitoso; 
  • Comunicação gentil e acessível; 
  • RH presente e facilitador. 

Tudo isso pode levar a um aumento considerável na retenção de talentos, além de fazer com que o nível de confiança seja maior. 

Utilize o Portal RH para melhorar o bem-estar dos colaboradores 

A tecnologia pode ser uma aliada das atividades direcionadas ao bem-estar dos colaboradores, e um exemplo é o Portal RH, que melhora a comunicação dos profissionais com seus gestores e recursos humanos. 

Principalmente para divulgar novas ações que estimula a satisfação dos profissionais, o Portal RH pode ser indispensável, já que leva as informações com facilidade, permite que os colaboradores entre em contato diretamente com os recursos humanos e que gestores consigam medir os resultados dos investimentos em bem-estar, saúde física e satisfação das pessoas. 

Então, quer conhecer essa ferramenta? Nossos especialistas podem explicar como o Portal RH auxilia profissionais, líderes e as ações internas. Fale agora conosco e conheça nossa solução! 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?