Automação e o futuro do trabalho

Compartilhe:

Especialmente em um momento de novo normal e expectativas de reaquecimento da economia, o futuro do trabalho tem sido pauta frequente. Isso, tanto entre os profissionais quanto entre gestores, que buscam estar antenados. 

Além disso, se preparar para o futuro próximo é uma preocupação de todo trabalhador. Portanto, conhecer as tendências é fundamental para se manter ativo e atualizado, em um mundo tão competitivo.  

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Pesquisas, que serão citadas neste conteúdo, indicam justamente a necessidade de ter agilidade para atender às mudanças do mercado, tanto negócios quanto para habilidades dos profissionais. Assim, compreender a conexão entre automação e futuro do trabalho é essencial. 

Conceito do futuro do trabalho?

Você sabe o que significa o futuro do trabalho? Bom, seu conceito está atrelado à convergência entre inovação e necessidades das organizações. 

Já em relação à mão de obra, os trabalhadores terão muito mais autonomia e flexibilidade em seu ambiente de trabalho. Colaboradores com alta produtividade e estratégia também estarão elevados. 

A tecnologia, obviamente, é peça-chave neste futuro, pois atende as necessidades das empresas e indústrias, suprindo uma demanda importante: a atualização. 

E, vale citar que esse “futuro” não está tão distante, já que muitos setores iniciaram essa mudança com a adoção da inovação mesmo antes de ser uma tendência. A indústria, Marketing, Agro e Recursos Humanos já estão na era 4.0. 

O que esperar do trabalho nos próximos anos?

Uma verdade irrefutável é que a tecnologia está totalmente atrelada ao futuro do trabalho. E junto a ela está a previsão de que tarefas muito previsíveis e repetitivas estarão passíveis à automação. 

Conforme relatório do Fórum Econômico Mundial, mais de 80% dos executivos já estão em processo de aceleração da digitalização dos processos de trabalho.  

A implantação de novas tecnologias fará com que até 2025 os empregadores dividam trabalho com as máquinas. E, segundo o mesmo estudo, 50% dos empregadores pretendem acelerar a automação de algumas funções. 

No entanto, por mais que a tecnologia possa representar um receio a algumas áreas, ela tem grande potencial de criar novos mercados, ampliar possibilidades de emprego e abrir portas para os profissionais que estão em constante atualização 

Uma das palavras do emprego do futuro é renovação e reciclagem por parte dos profissionais. O que reforça essa afirmação é uma das conclusões do relatório do MGI, que indica o surgimento de novas vagas de trabalho por conta da tecnologia. Então, é necessário se renovar. 

Um ponto de atenção de quando falamos da tecnologia no futuro do trabalho é a compreensão no uso das ferramentas.

O potencial da transformação digital depende uma parte do usuário, ou seja, do profissional utilizando as ferramentas digitais.

Além disso, o futuro do trabalho também está atrelado à flexibilidade, criatividade, diversidade, bem-estar e, obviamente, automação. 

Algumas ferramentas do futuro

Mas, quais ferramentas e áreas que podemos encontrar no futuro do trabalho? Para saber mais sobre elas e como podem funcionar, veja os tópicos a seguir.  

Inteligência artificial 

A Inteligência Artificial (IA) tem sido tema de muitas discussões, especialmente quais serão os impactos nas empresas e nas atividades profissionais.  

Há pesquisas que indicam riscos de substituições de muitos postos de trabalho, enquanto há outras que defendem seu efeito positivo por conta da criação e oferta de atuais ocupações.  

No entanto, há o consenso de que IA mudará o cenário do emprego no mundo, impactando na requalificação dos trabalhadores. 

Conforme relatório da consultoria McKinsey realizado em 2019 estima um equilíbrio entre emprego e desemprego até 2030, com perdas de 20% e ganhos na mesma proporção. 

Automação de processos 

A automação já é uma realidade para alguns setores da economia, como a indústria e ela será ampliada. 

Segundo o relatório “Futuro do Emprego 2020”, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, atualmente, aproximadamente um terço de todas as tarefas são realizadas por máquinas. 

Futuramente, mais de 50% dos participantes da pesquisa esperam acelerar a automação em seus departamentos. Conforme disse os executivos, seus planos são de digitalizar o trabalho por meio de novas tecnologias. 

Machine Learning 

O machine learning vem como uma aliada da AI. Essa tecnologia proporciona maneiras de a empresa aumentar a receita, ganhar vantagem competitiva e cortar custos. 

Além disso o machine learning proporcionar uma análise preditiva, que auxilia no avanço da curva de maturidade da inteligência empresarial (BI). Assim, os gestores não ficam presos à análise descritiva.  

Principais áreas do futuro do trabalho

Um dado importante retirado do estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial é que 50% dos trabalhadores que permanecerem em suas funções nos próximos cinco anos vão precisar de requalificação. 

Entretanto, a mesma pesquisa aponta números significativos de pessoas mudando de carreira, especialmente por conta da ascensão de funções, como: 

  • Especialista em inteligência artificial;
  • Especialista em internet das coisas;
  • Desenvolvedor de sistemas;
  • Especialista em Big Data; 
  • Analista e cientista de dados; 
  • Especialista em marketing digital. 

Lembrando que demandas, como: gerenciamento, tomada de decisão, comunicação e planejamento terão ótima adesão. 

Perfil do líder do futuro

Assim como o perfil dos colaboradores, o perfil dos líderes também sofrerá mudanças no futuro do trabalho. Essas figuras precisarão aprimorar seus conhecimentos e capacidades. 

Essa modificação está especialmente em relação à adoção de inovação pensada de maneira estratégica, ao acompanhamento mais próximos dos resultados e à visão sistêmica, a partir de um conhecimento real de cada parte da empresa. 

A avaliação ampla do funcionamento e fatores externos e internos também será primordial. Você precisar se envolver. O mesmo vale para o acompanhamento das mudanças de mercado, tendências, adaptação e realidade do país. 

O líder do futuro precisa estar atualizado, articulado e encorajador. Assim, o gestor consegue engajar, incentivar, auxiliar os colaboradores na busca por conhecimento implementar melhores tecnologias e atingir melhores resultados.

Leia também: RH: Liderança inspiradora

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?