Auditoria para o RH: o que é e como se preparar?

Auditoria para o RH: o que é e como se preparar?

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Um dos objetivos mais importantes de uma empresa é trabalhar da forma mais eficiente possível, abrangendo esses cuidados em todos os níveis da organização.

E, com o auxílio de uma auditoria para o RH, as empresas são capazes de monitorar especificamente o desempenho da área. Com base nisso, introduzem medidas para maior eficiência e eficácia do trabalho.

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No artigo de hoje da People by StarSoft, você verá como funciona uma auditoria para o RH: o que é e como se preparar? Por que elas são tão importantes e como as realizar com sucesso!

O que é uma Auditoria para o RH?

A auditoria de RH analisa e avalia o desempenho e os processos do departamento. Na maioria dos casos, diferentes áreas são examinados com vistas à sua função dentro da organização:

  • Aquisição e Recrutamento de Pessoal;
  • Onboarding;
  • Administração de pessoal e remuneração, bem como benefícios sociais;
  • Gestão de desempenho entre outras;

Portanto, a auditoria para o RH está relacionada às tarefas centrais do departamento de RH. E é importante verificá-las regularmente para que seja mantida sua eficiência.

Ou seja, a auditoria para o RH é como uma avaliação sistemática dos pontos fortes, fracos e possibilidades de otimização dos recursos humanos em uma empresa.

Quais são os principais objetivos?

Uma auditoria de RH sempre busca por objetivos específicos, como:

  • Determinação das tarefas de RH mais importantes para atingir as metas corporativas;
  • Medir o desempenho do departamento de recursos humanos;
  • Assegurar e cumprir importantes requisitos da legislação trabalhista vigente (segurança jurídica);
  • Suporte do departamento de RH com melhorias direcionadas e o design eficiente de processos internos;
  • Criação de recursos suficientes para o departamento de RH realizar seu trabalho com sucesso;
  • Oferecer suporte base para a otimização contínua de processos e tarefas de rotina;
  • Promoção da mudança, maior desenvolvimento e criatividade dentro da equipe;

Qual a importância da auditoria de RH para as empresas?

Com a ajuda de uma auditoria, as empresas podem descobrir se um departamento está no caminho certo ou se existem processos falhos e ineficientes.

Dessa forma, gestores e íderes desenvolvem soluções específicas, a fim de minizar esses efeitos negativos.

Ou seja, a auditoria é uma importante ferramenta de gestão que pode ser utilizada em diferentes áreas de uma empresa para o controle de qualidade.

Os benefícios mais óbvios de uma auditoria incluem:

  • Apresenta uma visão completa e detalhada do funcionamento  do departamento: observações e inquéritos permitem verificar o funcionamento de um departamento (também com vista a toda a empresa) e se os processos e fluxos de trabalho podem necessitar de ajustes e melhoramentos.
  • Ela fornece informações valiosas para a equipe: a auditoria fornece às empresas insights valiosos sobre como um departamento funciona. Com base nas informações coletadas, melhores decisões de gerenciamento podem ser tomadas.
  • Promove mudanças positivas: desenvolvimento, crescimento, inovação – esta é uma fórmula importante para todas as áreas da empresa. Por meio de medidas práticas, as auditorias geram mudanças positivas.
Como se preparar para a auditoria do RH

Ao conduzir uma auditoria para o RH, seja internamente ou com a ajuda de uma empresa de consultoria de Recursos Humanos externa, é importante se preparar em alguns passos:

1. Defina o escopo da auditoria de RH

Em primeiro lugar, a equipe formula metas claras para a auditoria e decide quais áreas devem ser verificadas dentro da estrutura.

Se a empresa está realizando uma auditoria de RH pela primeira vez, vale a pena considerar se o departamento como um todo não deve ser envolvido;

2. Crie uma lista de verificação de auditoria

Como parte de uma auditoria para o RH, os gestores geralmente respondem a uma série de perguntas importantes sobre o departamento ou a empresa.

Uma vez que esse questionário forma a base para o procedimento posterior, é importante dedicar tempo suficiente para a criação e abordar todos os tópicos importantes nas questões de auditoria.

3. Informações e coleta de dados (registro real)

Agora é a hora de coletar todas as informações necessárias para a auditoria, por exemplo, como os processos e fluxos de trabalho são projetados atualmente.

Os gestores geralmente confiam no questionário de auditoria ou na lista de verificação. Dessa forma, garantem que estão coletando as informações certas para que possam fazer sugestões específicas de melhoria para o departamento.

4. Análise (comparação de resultados) 

Durante a avaliação, os resultados são comparados com os de empresas de dimensão semelhante ou – se disponível – com auditorias anteriores de empresas.

Assim, pode-se determinar com segurança a eficiência e eficácia com que o departamento ou empresa está trabalhando atualmente em uma determinada área.

5. Relatório de resultados

O próximo passo é reunir os resultados e preparar um relatório para a equipe de RH e gestão. Com base nisso, a necessidade específica de ação é determinada.

6. Crie um plano de ação (para o estado de destino)

Com base nas abordagens de solução e sugestões de melhoria de várias empresas de consultoria, a empresa deve agora criar um plano de ação que tome todas as medidas necessárias para a otimização.

Essas medidas devem ser formuladas em termos concretos e ser viáveis, devendo também estar vinculadas a metas e prazos fixos.

7. Melhoria contínua

A auditoria de Recursos Humanos é apenas parte do todo.

Os gestores devem, portanto, lidar continuamente com a otimização de processos internos, fluxos de trabalho e conceitos.

Desta forma, garantem a qualidade de seu trabalho e ajudam a empresa a ter sucesso e a obter vantagem competitiva a longo prazo!

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