Compartilhe:

Você sabe o que é accountability? Por acaso já ouviu falar do termo associado ao RH? Pois bem, esse é um conceito que tem se difundido cada vez mais no setor e tem promovido benefícios significativos para os recursos humanos. 

Em nossa língua ainda não há uma tradução exata para o termo, que pode ser definido como “controle, qualidade, responsabilização, ou ainda prestação de contas”. Entretanto, o accontoutability no RH vai muito além e promove uma construção de confiança entre empresa e colaborador. 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Portanto, para entender amplamente esse conceito e começar a aplicar em seu setor de recursos humanos, leia este conteúdo até o final! 

O que é accountability? 

De maneira objetiva, o accountability está relacionado à responsabilização, que é a maneira mais próxima de traduzir. E essa responsabilidade está atrelada a compromisso, controle e transparência nas relações profissionais. 

Assim, essa responsabilização permite que sejam delegadas funções com maior clareza e ética. A partir disso, é possível averiguar atividades e recompensar colaboradores. 

Além disso, é importante compreender que o conceito está apoiado em 4 pilares principais, que são: 

See it: reconhecimento do problema; 

Own it: assumindo a responsabilidade dos problemas e resultados; 

Solve it: reformular soluções para as situações/contratempos; 

Do it: aplicação das soluções e ideias desenvolvidas. 

Observando esses pilares, entendemos como o accountability no RH é extremamente importante para o desenvolvimento do setor e dos colaboradores. 

Leia também: Novos pilares do RH: entenda como experiência, tecnologia e sociedade influenciam o setor 

Como funciona o accountability no RH? 

Além de selecionar perfis e auxiliar gestores a encontrar talentos, os recursos humanos tem importante responsabilidade na gestão de pessoas da empresa. 

Desse modo, o accountability no RH é um método que pode auxiliar os profissionais a traçar estratégias, delegar responsabilidades e deixar com que os colaboradores assumam “as rédeas” de suas atividades. 

Por isso, o conceito de accountability no RH assume uma posição de guia para uma postura proativa, com definições claras e objetivas de cada meta individual. 

Assim, é possível ter equipes estratégicas e uma visão ampla de cada departamento. Além disso, fortalece a autonomia dos colaboradores e reconhecimento deles. 

Benefícios do conceito 

A princípio, o accountability no RH auxilia o setor a mostrar aos colaboradores como eles são primordiais e o quanto seus trabalhos apoiam a empresa inteira. 

E, como já citamos, o método gera autonomia aos profissionais. Além disso, também gera vantagens essenciais, como: 

  • Acompanhar o desempenho das ações; 
  • Reforço da cultura organizacional; 
  • Estímulo ao espírito de confiança e parceria; 
  • Melhor diálogo entre membros da equipe; 
  • Engajar os profissionais em relação às suas responsabilidades; 
  • Melhor gestão de crise; 
  • Distribuição assertiva das responsabilidades; 
  • Aprimoramento de um ambiente de confiança; 
  • Foco preciso nos resultados. 

Como implantar o accountability no RH? 

Agora que você já entendeu o conceito e seus benefícios, chegou o momento de compreender como implantar essa metodologia no seu RH. 

Antes de tudo, saiba que é preciso gerar responsabilização, ter comprometimento com a análise de resultados e se empenhar em manter um planejamento estratégico afim de promover a melhoria contínua. Sendo assim, confira os passos: 

Passo 1: Esclareça e alinhe as expectativas 

Assim como em outros projetos, é importante alinhar as expectativas e deixá-las claras para os membros das equipes. E, para implantar o accountability no RH não é diferente. 

Portanto, esclareça quais são os resultados esperados do setor, manter diálogo e aceitar a retórica dos profissionais. 

Passo 2: Avalie recursos necessários 

Depois que você definir as ações, recomendamos que avalie quais recursos serão necessários. Por isso, é importante que os objetivos esperados sejam realistas e possíveis. 

Portanto, avalie se é possível conseguir os recursos, se haverá contratempos e como podem ser resolvidos. Além disso, faça uma análise em sua meta. 

Passo 3: defina como fará a avaliação 

A próxima etapa é definir as métricas de avaliação de desempenho, também conhecidas como KPIs. Elas ajudarão a mensurar os resultados das ações, se precisa de melhorias ou modificações. Ah, e lembre-se que pode haver análises diárias, semanais ou mensais. 

Passo 4: Promova feedbacks 

Como o accountability no RH faz com que as responsabilidades sejam delegadas corretamente, é primordial que haja uma cultura de feedback, com a finalidade de ajudar os colaboradores a saberem se estão se saindo bem e como podem aprimorar seu desempenho. 

Passo 5: Recompense adequadamente 

Por fim, tenha a cultura de recompensar adequadamente os profissionais. Essa é uma atividade importante para engajar os colaboradores e promover o reconhecimento por seus objetivos alcançados. 

Sugestão de leitura complementar: Transparência e accountability (Tribunal de Contas da União) 

Accountability e o futuro do RH 

O conceito de accountability no RH contribui para um futuro positivo para o setor, impactando diretamente na gestão de pessoas e no bem dos negócios. Assim, as principais tendências atreladas a essa metodologia são: 

  • Maior autonomia dos profissionais; 
  • Otimização dos processos de recursos humanos; 
  • Maior flexibilidade entre as atividades dos gestores; 
  • Investimentos em gamificação; 
  • o RH vai adotar uma visão mais social; 
  • Recrutamento e seleção aprimorados. 

Portanto, podemos observar como o accountability impacta diretamente no futuro do RH, promovendo ainda mais as tendências para os próximos anos. 

Então, gostou desse conteúdo? Convidamos você a ler outros materiais em nosso Blog 

E, para entender como a People by StarSoft pode te ajudar a promover um RH estratégico e aprimorado, conheça nossas soluções e fale com os especialistas prontos para te atender! 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?