5 estratégias para implementação do sistema de gestão empresarial

5 estratégias para implementação do sistema de gestão empresarial

Compartilhe:

O sistema de gestão empresarial, conhecido como ERP, de fato é um investimento que demanda esforços dos gestores e é um projeto mais complexo no momento da implantação. Contudo, há maneiras de tornar a implantação mais ágil e tranquila. 

Até um tempo atrás, implantar um ERP era algo muito trabalhoso, demorado e burocrático demais. Hoje, já existem fornecedores que proporcionam esse serviço com um melhor gerenciamento. 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Por isso, neste artigo, vamos abordar algumas estratégias que, unidas a ótimos sistema e metodologia, agilizam a implantação do software. Veja o texto na íntegra. 

Tenha um planejamento

Planejar-se é importantíssimo para o início de uma implantação tranquila e eficaz. Assim como no investimento de outros serviços e produtos para a empresa, os líderes têm que se alinhar e desenvolver um caminho para a introdução do atual ERP. 

A implantação pode ocorrer conforme as etapas do fornecedor, que é um especialista. Contudo, o importante é que exista o planejamento a partir de: análise do sistema, avaliação da equipe, expectativas da empresa e objetivos de negócio.  

Portanto, esse planejamento é uma forma de se preparar e analisar as possibilidades, para uma implantação organizada. 

Realize o alinhamento com a equipe

Ainda numa fase anterior à implantação, os líderes precisam alinhar a equipe, para que todos os membros entendam os motivos e objetivos dessa mudança ou novidade. 

Mas, tenha em mente que toda mudança é complexa, gera insegurança e deve ser tratada com muito cuidado. Todos os departamentos da empresa necessitam desse alinhamento, justamente para ter um início esclarecido. 

É fundamental articular claramente o caso dessa aquisição do sistema de gestão empresarial com toda a organização.  

Além disso, os gestores vão incentivar os usuários com o compartilhamento do escopo do projeto, estratégia de distribuição e cronograma de implementação. 

Unir gestores na implantação do sistema de gestão empresarial

Por mais que cada gestor lide com particularidade de sua área, no momento da implantação do ERP é importante que eles se unam.  

A partir, então, desse grupo de líderes, é possível compartilhar uma mesma visão para a transformação da organização, abraçando as mudanças e melhorias que valem para todos e, ao mesmo tempo, aos setores individualmente.  

Assim, esses gestores devem compreender e comunicar os benefícios do projeto e posicioná-lo como uma iniciativa de transformação de negócios de alta prioridade. 

Prepare a equipe para o sistema ERP

Esta fase é mais do que simplesmente treinar os colaboradores para a utilização do novo sistema de gestão empresarial. Nesta etapa, os gestores vão instruir os membros da equipe sobre as necessidades da organização, reforçar habilidades e organizar melhor os usuários do sistema. 

É importante também que os líderes determinem as novas competências que serão necessárias na atual etapa, registrar dúvidas e recursos necessários para ampliar a utilização. 

Em seguida, os gestores podem desenvolver estratégias de treinamento, a fim de eliminar as lacunas de aprendizagem.  

Ah, e após a implantação, esses mesmos líderes podem ajudar os usuários finais a resolver qualquer dificuldade advindas dessa utilização. 

Confie no fornecedor do sistema de gestão empresarial

Estabelecer uma relação profissional de confiança com o fornecedor do sistema de gestão empresarial fará com que o processo de implantação seja bem mais seguro e ágil. 

Isso porque, a partir do diálogo e transparência, a empresa poderá acompanhar de perto todo o processo, apontar possíveis erros durante a implantação e também tornar os líderes agentes de apoio tanto para os colaboradores quanto para o fornecedor. 

Além disso, é fundamental confiar na expertise do fornecedor do sistema ERP, pois esse prestador de serviço é especialista e tem uma metodologia adequada, com intuito de tornar a implantação ágil e eficaz. 

Desse modo, evite interferir demais na implantação e tenha em mente que acompanhar de perto é muito mais em ser um supervisor e auxiliador, do que uma figura de desconfiança e receio. 

Conclusão

Por fim, a implantação eficaz e ágil de um sistema de gestão empresarial demanda ações estratégicas e um diálogo no processo. 

Dessa forma, os líderes têm que ter uma comunicação clara e objetiva, ações abrangentes e introdução dos colaboradores nesse processo. Além de, claro, o planejamento. 

Portanto, a implantação de um ERP precisa ser lidada como uma mudança positiva, totalmente possível de ser realizada com eficácia e que faz parte de um objetivo maior para a organização.

Leia também: Como empresas de todos os portes aumentam a produtividade com o ERP

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?