Compartilhe:

De acordo com a pesquisa realizada pela Brasscom, o Brasil deve chegar a 2024 com 420 mil vagas de empregos na área de TI. Contudo, a previsão é de que não tenham profissionais qualificados para essas oportunidades.

Com o mercado de tecnologia aquecido, especialmente após 2020, jovens que vão ingressar na faculdade e até mesmo profissionais já graduados pensam em entrar no mercado de TI.

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

São inúmeros campos de atuação nessa área e, com eles, oportunidades promissoras e financeiramente bem recompensadas.

Por esses motivos, separamos 10 dias de como você pode ingressar no mercado de tecnologia e crescer profissionalmente. Então, confira o texto até o final 😉

Inicie uma afinidade com TI

Obviamente, se você se interessou em ingressar no mercado de TI é porque tem o mínimo de afinidade com a profissão. Mas, isso pode se elevar, até mesmo para identificar qual área da tecnologia é mais próxima a seus interesses.

Assim, começar a estabelecer essa conexão com a área é importante e te ajudará na próxima fase, que é praticar!

Comece a praticar!

Começar a praticar não necessariamente significa entender todos os códigos de programação. Até porque a área de TI não se resume somente a isso.

Sendo assim, você pode iniciar nessa jornada vendo vídeos no YouTube, sites e demais plataformas. Depois é só praticar aos poucos e entendo mais sobre o universo da tecnologia, que é bastante amplo e promissor.

Pesquise sobre a profissão e mercado de TI

Entender mais sobre o mercado de trabalho na área de TI é um passo fundamental para quem deseja ingressar nele, especialmente para sanar dúvidas iniciais e poder montar seu plano de carreira.

Como já citamos, o setor de tecnologia é bastante amplo e promissor, há inúmeras áreas de atuação, vagas, salários e cursos. Por isso, é necessário pesquisar e começar a entender.

Hoje, as universidades e startups desenvolvem conteúdo sobre isso. Inclusive aqui no site da StarSoft, você pode encontrar informações valiosas.

Tenha um plano de carreira

  • O que gosto de fazer?
  • Qual curso escolher?

A partir dessas respostas, você consegue definir um plano de carreira e criar estratégias para se desenvolver constantemente. Revisar esse planejamento de tempos em tempos também é interessante.

Escolha o curso certo em TI

Escolher o curso certo é a junção de requisitos que você estabelece, não necessariamente com o que está em alta ou que te dizem ser o melhor.

Portanto, antes de escolher um curso superior, pense no plano de carreira que você já havia desenvolvido, reveja suas metas, habilidades e o que realmente gosta de fazer.

A pesquisa de mercado também vai lhe ajudar a selecionar a graduação, justamente por entender quais são as opções e qual delas melhor se aplica a sua realidade.

Dedique-se aos estudos

Dedicar-se aos estudos significa aprender em aula e praticar fora dela. Desse modo, nenhum conhecimento prático será perdido e isso pode te ajudar na hora da prova e testes para estágio.

Procurar cursos extracurriculares também é importante, até mesmo para complementar o aprendizado e estar à frente no mercado.

Busque certificações em TI

As certificações é um modo de aprimorar seus conhecimentos e elevar o nível de entendimento na área.

Além disso, também é um diferencial no currículo, pois mostra que o profissional está em constante evolução.

Os certificados também comprovam o conhecimento em determinada atividade e prova aos recrutadores que ele pode confiar naquilo que está no currículo. Pode ser também um modo de melhorar salário, subir de cargo e outras oportunidades.

Melhore os Soft Skills

Você sabe o que são soft skills? Nós explicamos!

Os soft skills são competências relacionadas às habilidades e comportamento do profissional. Ou seja, são aptidões sociais e emocionais que se formam de acordo com as experiências de cada pessoa.

Sabendo disso, o profissional de TI precisa ter conhecimento técnico, mas também o empírico, relacionado às suas experiências, cultura, criação e educação.

Portanto, desenvolva seus soft skills da melhor maneira possível, tenha autocrítica e dedicação às suas habilidades e conhecimentos pessoais.

Desenvolva um networking

A universidade também é um ótimo espaço para desenvolver um networking de qualidade, por meio de professores, colegas de sala e palestrantes.

Outra dica é participar de eventos, palestras do setor, webinar e manter contato com profissionais experientes. Contudo, o importante é estabelecer uma comunicação e estar disponível.

Aprenda um idioma

Não é uma regra, mas aprender um idioma, de preferência o inglês, fará com que você se desenvolva melhor como profissional e seja competitivo no mercado de trabalho.

Inúmeros materiais de TI ainda são em inglês, além dos códigos que também são programados na língua inglesa. Então, para poder aprender com facilidade, é necessário entender esse idioma.

Portanto, você pode procurar um curso de idiomas ou técnico, direcionado para área de TI, ou os dois também pode ser interessante.

E aí, gostou das nossas sugestões? Não deixe de ler outros materiais sobre carreira, tendências e demais temas tudo no blog da People by StarSoft!

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?