10 Características de um gestor multifuncional

Compartilhe:

Com a colaboração da tecnologia e de novos métodos de desenvolvimento do trabalho, líderes e gestores puderam ampliar a visão e a forma como atuar profissionalmente. Assim, surge uma nova perspectiva de um gestor multifuncional, o qual impacta positivamente nas equipes e nos negócios. 

Então, hoje, abordaremos as características de um gestor multifuncional e como essas habilidades podem elevar sua produtividade, auxiliar os colaboradores e elevar a competitividade das empresas. Confira! 

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

O gestor multifuncional é…

Um dos profissionais mais valorizados na atualidade, o líder multifuncional é essencial para as empresas, justamente por impactar diretamente na atuação de todos os membros das equipes. 

Então, contar com um gestor multifuncional é fundamental para as empresas que desejam se consolidar em seus mercados e garantir competitividade, além de reter talentos. 

O gestor multifuncional, portanto, representa importância por ter a capacidade de atender a mais de uma demanda da companhia e impactar no sucesso das ações. 

O que é multifuncionalidade?

De maneira objetiva, você pode compreender a multifuncionalidade como a capacidade de adaptação do profissional e desenvolvimento para executar múltiplas tarefas.  

Mas, vale citar que multitarefa é diferente, pois é a capacidade do profissional de realizar diversas atividades simultaneamente.  

Já a multifuncionalidade é a capacidade de exercer mais de uma atividade na empresa. Contudo, o colaborador não realiza todas ao mesmo tempo. 

O profissional e gestor multifuncional possui características importantes, como: 

  • Proatividade; 
  • Bom relacionamento interpessoal; 
  • Responsabilidade; 
  • Desenvoltura com novas habilidades profissionais. 

Além disso, o gestor tem visão sistêmica e disposição para lidar com mudanças organizacionais. Eles estão mais propensos a se envolver e contribuir positivamente com o processo, e direcionar com exatidão as tarefas para os colaboradores.

Dica de leitura: O papel do gestor na motivação dos seus colaboradores 

Confira as características de um gestor multifuncional

Agora, veja as 10 principais características de um gestor multifuncional e entenda um pouco de cada uma delas! 

1. Proatividade

O gestor multifuncional possui grande proatividade. Isso significa que ele se antecipa às situações. Com isso, esse líder auxilia sua equipe, mesmo antes que isso lhe seja pedido oficialmente. 

2. Motivação

Saber que motivar seus colaboradores é incentivar a multifuncionalidade é uma das expertises do líder multifuncional. Assim, cabe a ele reconhecer talentos, motivar e adotar uma postura de valorização das habilidades de cada membro. 

3. Responsabilidade

O gestor multifuncional sabe que para segurar sua postura ele terá que ter responsabilidade! Portanto, para que a multifuncionalidade possa ser desenvolvida, o líder precisa estar comprometido e forte presença.

4. Humildade

Dentre as características da multifuncionalidade, a humildade do gestor é uma das essenciais. Portanto, isso incluí ouvir os colaboradores, ter consciência de que não se sabe tudo e saber demandar funções a quem tem as habilidades.

5. Qualificação

O líder multifuncional chegou a essa posição também por conta de suas qualificações. Desse modo, esse profissional consegue ampliar sua atuação e escopo a partir de graduação, pós-graduação, cursos de extensões e demais aprendizados.

6. Compartilha os objetivos 

Solidificar uma equipe multifuncional exige do gestor uma capacidade de unificar os objetivos. Isso é possível a partir do compartilhamento das metas, intuitos e desejos do líder, com um propósito em comum. Assim, os gestores devem recompensar a equipe como um todo por trabalhar e atingir objetivos compartilhados.

7. Ter metas

Conforme citado acima, é importante ter objetivos e compartilhá-los. Portanto, o gestor multifuncional precisa desenvolver metas claras e possíveis, a fim de garantir o sucesso dos negócios. Determine, então, os propósitos, o que será preciso para atingir e quem pode ajudar nessa missão!

8. Disponibilidade

É uma característica importantíssima estar disponível para sua equipe. Um gestor multifuncional é capaz de promover suporte aos colaboradores e auxiliá-los quando possível. Além disso, deixar claro que está ali para gerir a equipe e os projetos.

9. Forte tomador de decisão

Saber tomar decisões é essencial para se desenvolver como um gestor multifuncional, principalmente para gerar confiança aos colaboradores e reforçar a habilidade de liderança. Então, esse líder encoraja os executivos, auxiliam na decisão e explicam porque tomar determinado caminho.

 10. Aberto a oportunidades

Ter a capacidade de enxergar oportunidades também uma característica fundamental de um gestor multifuncional! Dessa forma, o gestor consegue ampliar os negócios, obter aprendizado e melhorar a competitividade da empresa no mercado. 

Conclusão 

Os líderes são essenciais nos negócios, mas um gestor multifuncional representa uma virada para as empresas, especialmente em relação à competitividade no mercado.  

Visto que essa é uma das habilidades mais importantes atualmente, as empresas precisam saber identificar os gestores multifuncionais e investir neles, com o objetivo de melhorar os resultados dos projetos e os negócios.

Leia também: Métodos Ágeis no RH: conceito e aplicação

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s.

Artigos relacionados

Quais as prioridades de tecnologia para 2022, segundos CIOs?
Como um CHRO pode se tornar mais estratégico em 2022?
Gestão Ágil veio para ficar ou é uma tendência passageira?